Os 12 Macacos

Twelve Monkeys, EUA, 1995, Ficção Científica, 129 minutos

Direção: Terry Gilliam

Elenco: Bruce Willis, Madeleine Stowe, Brad Pitt

Classificação indicativa: 14 ANOS

Contém: Violência

Onde encontrar: Looke, NOW

 

Para a indicação desta semana, dentro da temática epidemia, temos um filme mais “escapista”. É um ótimo exemplo cinematográfico de como os filmes utilizam desastres naturais para criar ficções bem elaboradas e que traz discussões para além da doença – um bom exemplo de ficção científica. Tecnologias bem estilizadas, viagens no tempo, cientistas malucos, ameaças terroristas e reflexões sobre a psicologia humana, tudo isso faz parte de Os 12 Macacos, filme de 1995 dirigido por Terry Gilliam e que conta com um elenco de estrelas.

No ano de 2035, a sociedade vive refugiada em colônias subterrâneas após um vírus matar 99% da população mundial entre 1996 e 1997. No exterior, os animais voltam a reinar. O prisioneiro James Cole se torna voluntário para viajar ao passado e recolher mais informações sobre um grupo chamado “Os 12 Macacos” com objetivo de ajudar a produzir uma cura para doença. O filme é muito interessante como obra, tem um estilo todo próprio e roteiro muito bem desenvolvido, que utiliza diversos conceitos muito queridos dentro da ficção científica. É com certeza uma ótima indicação para quem é fã do gênero.

Ao final podemos refletir sobre a obra, de como ela aborda o medo humano da existência de um mundo pós apocalíptico, e como ajuda a criar uma ideia coletiva de como uma doença poderia afetar o mundo. 

É necessário saber discernir a ficção da realidade, entender que os fatos são outros, as preocupações são outras e tentar se manter calmo diante dos desafios que estamos enfrentando.  Deve-se retirar de obras ficcionais apenas aquilo que realmente é útil para lidar com o atual contexto ou refletir sobre ele. Nunca se deve negligenciar a realidade achando que é ficção nem adotar a ficção como realidade.

 

Lucas Henrique Sant´Anna