Photo by Nathan Anderson on Unsplash

 

Observação Noturna aos finais de semana:

Aos sábados e domingos, das 20h às 22h.

A observação noturna dos astros é uma das mais tradicionais atividades que o Observatório oferece desde a sua fundação, em 1986. As principais constelações e astros da noite poderão ser observados a olho nu e através de telescópios, com o acompanhamento e explicações por membros da equipe do Observatório. Como parte dos protocolos sanitários, a observação por telescópio feita por cada grupo familiar ou de convívio será seguida por uma higienização do equipamento.

Não é necessário agendamento, basta comparecer ao Observatório e aguardar a vez de ser atendido. Os atendimentos são organizados em três intervalos de quarenta minutos, que começam nos seguintes horários: 20h, 20h40 e  21h20. Para evitar aglomerações, serão atendidas no máximo 18 pessoas em cada um desses três intervalos.

Recomendações e avisos para a participação na atividade de observação do céu noturno:

1) durante a atividade, mantenha o distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar ou de convívio;

2) a atividade depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de céu nublado ou chuva, não será possível fazer observação do céu;

3) é recomendável trazer sua própria garrafa com água, pois os bebedouros do Observatório estarão interditados.

 

O acesso às dependências do CDCC (prédio sede e Observatório na área 1 da USP) só será permitido mediante apresentação de comprovante de vacinação* contra COVID-19 (ciclo completo). Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação, porém devem apresentar um documento de identidade.

[*] O comprovante de vacinação deverá ser acompanhado de um documento com foto. Será considerado comprovante de vacinação:

a) o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

b) o certificado nacional de vacinação de Covid-19 disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão (https://concectesus.saude.gov.br/home);

c) o certificado digital de vacinação contra o Covid-19 disponível no aplicativo Poupatempo Digital;

d) eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder Público.