O CDCC oferece exposições de ciências tanto na área externa quanto na interna do prédio sede. No planejamento da visita deve ser montado um roteiro considerando os interesses didáticos para a turma e o tempo necessário para percorrê-lo.
- Área externa
- Área interna
Para solicitar sua visita clique aqui, preencha o formulário e aguarde o retorno.
Jardim da Percepção
O Jardim da Percepção é um laboratório a céu aberto onde os visitantes, utilizando os sentidos, são convidados a perceber a ciência presente nos dispositivos didáticos que estão ao ar livre em uma área de aproximadamente 600 metros quadrados.
Nesse espaço uma série de objetos permitem a interação com a utilização dos sentidos para a percepção da forma, do tamanho, da direção, do som, da força, da vertical, da temperatura e do ambiente.
A Trilha dos Sentidos, é inspirada na atividade “Trilha da Vida — redescobrindo a natureza com os sentidos” de autoria de José Matarezzi, que tem como objetivo explorar os diferentes ambientes utilizando intensamente o tato, a audição o olfato e o paladar. Para isso os participantes são convidados a percorrem a trilha de olhos vendados.
A área apresenta dois modelos de arvoredo muito bem definidos, sendo um de vegetação mista com espécies de cerrado e mata atlântica, e outro de mata de galeria. Também realizamos a dinâmica “Andando sobre a copa das árvores”, utilizando para isso espelhos que devem ser posicionados logo abaixo do nariz. Nessa área também abordamos os diferentes tipos de vegetação que existiam originalmente em São Carlos, como essa paisagem foi se transformando e sua relação com a fauna presente.
Mais detalhes sobre o Jardim da Percepção
Quintal Agroecológico
O Quintal Agroecológico do CDCC é um espaço propício para a abordagem de assuntos como a produção de alimentos saudáveis, o uso consciente do solo e o resgate da importância dos quintais na área urbana, além de favorecer a reflexão sobre práticas sustentáveis e as relações do ser humano com o ambiente urbano.
Mais detalhes sobre o QUINTAL AGROECOLÓGICO
Sala da Eletricidade
Possui experimentos que demonstram fenômenos físicos que podemos encontrar em nosso dia a dia. Possui painel e objetos que focam o tema “Energia elétrica: de onde vem, para onde vai”!
Mais detalhes sobre a SALA DA ELETRICIDADE
Exposição Bicho: quem te viu, quem te vê!
Esta exposição tem como tema a conservação da fauna silvestre da região central do Estado de São Paulo. Seu objetivo é contribuir para a construção de valores relacionados à proteção da diversidade biológica, incluindo as dimensões sociais, educacionais e culturais.
O intercâmbio de atividades promovido pelo seu caráter itinerante amplia o espaço de discussão para uma análise mais global das questões ambientais relacionadas à biodiversidade.
A Mulher Transparente
Trata-se de um modelo anatômico, que antigamente era todo coberto por resina transparente, que fazia o papel de pele da mulher. Infelizmente, com o passar do tempo, a resina que compunha a maior parte do esqueleto ressecou e quebrou, e não houve como repor. Mas mesmo assim, ainda é possível ver todos os órgãos que compõem o corpo humano, mais especificamente o corpo feminino. Além disso, ao acionar um botão, é iniciado um áudio com explicação sobre as partes do corpo humano ao mesmo tempo que elas se iluminam, para que os espectadores possam compreender sua localização.
É, portanto, um recurso didático que permite uma melhor compreensão da anatomia humana, por meio da visualização de um modelo próximo à realidade.