Inspirado no movimento Maker, o Centro de Divulgação Científica e Cultural  (CDCC-USP) criou o espaço “CDCC Maker”, onde são oferecidas atividades a alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é aproximá-los à prática artesanal, enquanto exercício de colaboração, criatividade e de aprendizado de ciências e de tecnologias. A participação é gratuita e não requer conhecimentos prévios. As inscrições são abertas uma vez ao ano, geralmente no mês de março.

 

O que é o Movimento Maker?

O movimento Maker aponta que o consumo generalizado de produtos manufaturados representa tanto uma desvalorização do criar artesanal, como um distanciamento com as origens e os processos pelos quais se concebe e se produz tudo que é consumido. Por sua vez, essa desconexão faz crescer uma cadeia de consumidores pouco críticos da forma e dos impactos de seu consumo e que, despossuídos de outra solução, são dependentes dos grandes produtores em quase tudo. Assim, este ciclo promove a perpetuação do consumo acelerado e em massa, em uma realidade onde tantas vezes o reparo não é uma opção e o descarte é prática corriqueira.

Em reação a esta situação, o movimento Maker propõe fortalecer a cultura do “faça-você-mesmo” e do aprender “colocando a mão na massa”, através da formação de espaços colaborativos, ditos “Makerspaces”, onde a população encontre os meios para aplicar sua criatividade e para solucionar problemas individuais e coletivos na prática. Estes espaços, que podem tomar a forma das mais básicas oficinas comunitárias e escolares, indo até laboratórios de fabricação digital, ficam abertos não apenas à criação de coisas novas de todo propósito, como também ao reparo daquelas que já existem, tendo a colaboração na construção e compartilhamento de um conhecimento acessível e comum como grande objetivo.

Assim, buscando oferecer aos jovens um primeiro contato com este movimento, estabelecemos nossa própria oficina e Makerspace no CDCC. Nela, planejamos desenvolver atividades monitoradas voltadas a colocá-los em contato com noções básicas no uso de ferramentas, na prática de artesanato, de eletrônica e robótica, e na confecção de objetos utilizando impressão 3D e corte à laser.

Outras informações sobre o Espaço Maker podem ser obtidas pelo telefone 3373-9752 (Antonio Carlos).