Exposição Raios Cósmicos

Espaço de exposição ao redor da coluna do telescópio refrator Grubb. Crédito da imagem: Natália Palivanas/Observatório Dietrich Schiel/CDCC/USP

A exposição convida à reflexão sobre conceitos da física de partículas, astrofísica e altas energias, a estruturação da física brasileira, bem como sobre o papel desempenhado por cientistas mulheres e pesquisadores brasileiros para o estudo de raios cósmicos. Os visitantes terão acesso a uma câmara detectora de múons, um dos tipos de partícula produzido pelo decaimento de raios cósmicos, a um óculos de realidade virtual com simulação em 3D de um campo com centenas de telescópios Cherenkov, a vídeos sobre as principais fontes de raios gama e a uma linha do tempo mostrando os principais desenvolvimentos sobre o tema no Brasil e no exterior. Também há um espaço infantil, onde as crianças podem assistir a episódios de uma animação composta por três personagens que explicam conceitos da exposição.

Horário de funcionamento da exposição:

A exposição fica aberta ao público às sextas-feiras, sábados e domingos das 20:00 às 22:00 horas e também nos Domingos Solares (consulte aqui a programação dos Domingos Solares)