Domingo Solar

Photo by Chris Barbalis on Unsplash

O Domingo Solar é a observação do Sol de forma segura que acontece no Observatório Dietrich Schiel em dois oferecimentos mensais:

  • no segundo domingo de cada mês – das 10:00 às 12:00
  • no último domingo de cada mês das 14:00 às 16:00

Nos Domingos Solares, o público pode observar o Sol por meio de três métodos diferentes:

  • projeção: observa-se o Sol em luz integral, com sua imagem projetada numa superfície e podendo ser visto por várias pessoas ao mesmo tempo;
  • filtro solar de objetiva: objetiva é o elemento do instrumento óptico que tem a função de coletar a luz. Colocamos um filtro na frente da objetiva do telescópio que reduz drasticamente a quantidade de luz que entra no instrumento, assegurando uma observação individual sem danos ao olho;
  • telescópio H-Alfa, um telescópio especial com filtro embutido, apropriado para evidenciar algumas estruturas solares numa camada solar que se chama cromosfera.

Além disso, o público terá ainda a oportunidade de conhecer a Sala Solar e contemplar o espectro do Sol, que é a decomposição da luz branca nas cores do arco-íris, permitindo-se discutir a presença de elementos químicos na atmosfera solar.

Advertência importante: para não causar danos irreversíveis à visão, nunca devemos olhar diretamente para o Sol! Muito menos com óculos escuros, filmes velados, radiografias. Binóculos ou telescópios são piores ainda: estes instrumentos concentram a radiação solar, que já é intensa, resultando em altas temperaturas e queima do tecido do olho! Para observar de forma segura, consulte um astrônomo ou venha ao Observatório em um Domingo Solar!

Próximo Domingo Solar:

Dia 24 de novembro, das 14 às 16h00. Vale lembrar que a observação do Sol depende de condições meteorológicas favoráveis.