No último domingo de cada mês, das 14h às 16h. Não é necessário agendamento.

Nos domingos solares, o Sol poderá ser observado de forma segura por meio de equipamentos especiais desenvolvidos para esse tipo de observação.

Importante: nunca olhe diretamente para Sol, muito menos com óculos escuros, filmes fotográficos velados, chapas de radiografia ou quaisquer instrumentos ópticos. Para uma observação segura do Sol consulte um astrônomo ou compareça a um Domingo Solar.

Assim como ocorre com a Observação noturna, os atendimentos nos domingos solares são organizados em quatro intervalos de meia hora, que começam nos seguintes horários: 14h, 14h30, 15h e 15h30. Para evitar aglomerações, serão atendidas no máximo 10 pessoas em cada um desses quatro intervalos.

Como parte dos protocolos sanitários, a observação por telescópio feita por cada grupo familiar ou de convívio será seguida por uma higienização do equipamento.

Recomendações e avisos para a participação nos domingos solares:

1) durante a atividade, mantenha o distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar ou de convívio;

2) a atividade depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de céu nublado ou chuva, não será possível observar o Sol;

3) é recomendável trazer sua própria garrafa com água, pois os bebedouros do Observatório estarão interditados;

4) não esqueça de se proteger contra os raios solares: traga chapéu e/ou filtro solar. Procuraremos, na medida do possível, evitar a incidência direta da luz solar, mas a exposição ao Sol é inevitável em alguns momentos.

O acesso às dependências do CDCC (prédio sede e Observatório na área 1 da USP) só será permitido mediante apresentação de comprovante de vacinação* contra COVID-19 (ciclo completo). Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação, porém devem apresentar um documento de identidade. O uso de máscara facial cobrindo nariz e boca é obrigatório a todos visitantes.

[*] O comprovante de vacinação deverá ser acompanhado de um documento com foto. Será considerado comprovante de vacinação:

a) o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

b) o certificado nacional de vacinação de Covid-19 disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão (https://concectesus.saude.gov.br/home);

c) o certificado digital de vacinação contra o Covid-19 disponível no aplicativo Poupatempo Digital;

d) eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder Público.

 

]