Domingo Solar

Atividade oferecida em dois domingos mensais (indicados a seguir), na qual os aspectos da Física solar são explorados pela obtenção de um espectro solar e projeção da imagem do disco solar em um anteparo. Ela acontece na Sala Solar, que conta com recursos que são uma poderosa ferramenta para tornar mais claros ao público os conceitos relacionados à Astronomia e Física moderna. 

  • no segundo domingo de cada mês – das 10h às 12h
  • no último domingo de cada mês das 14h às 16h

Advertência importante: para não causar danos irreversíveis à visão, nunca devemos olhar diretamente para o Sol! Muito menos com óculos escuros, filmes velados, radiografias. Binóculos ou telescópios são piores ainda: estes instrumentos concentram a radiação solar, que já é intensa, resultando em altas temperaturas e queima do tecido do olho! Para observar de forma segura, consulte um astrônomo ou venha ao Observatório em um Domingo Solar!

Desde o dia 16 de março de 2020, devido à pandemia do Coronavírus, o Observatório Dietrich Schiel está fechado ao público e os seus funcionários trabalhando em sua grande maioria, de forma remota.