Visitas Escolares

O Observatório oferece às escolas e às universidades, particulares ou públicas,  visitas monitoradas com agendamento prévio. As visitas também são oferecidas para instituições e grupos não escolares. Os horários dessas visitas são os seguintes:

Terça-feira das 14:00h às 16:00h
das 19:30h às 21:30h
Quarta-feira das 09:00h às 11:00h
das 19:30h às 21:30h
Quinta-feira das 14:00h às 16:00h
das 19:30h às 21:30h

Como agendar uma visita ao Observatório

O agendamento é feito em duas etapas:

  • A solicitação de reserva
  • O preenchimento e envio da Ficha de Atividade

Etapa 1: solicitação de reserva

Nesta etapa, deve ser feita a solicitação de reserva, exclusivamente pelo telefone: (16) 3373-9191 de terça-feira a sexta-feira das 8:00h às 12:00 e das 13:00h às 17:00h com o Sr. Josué Enéas de Abreu. Serão solicitados o e-mail e telefone da escola, bem como o e-mail e telefone do(a) responsável pela visita. Enviaremos para os e-mails informados, um link para formulário eletrônico – a Ficha de Atividades, que é explicada na etapa 2.

Importante: tenha em mente as data(s) apropriada(s) para a visita ao entrar em contato, pois não efetuamos troca de datas. Portanto, ao fazer o contato telefônico, certifique-se de que haja condições para a visita, tais como: reserva de ônibus, aceite dos pais ou responsáveis, ou que a data não caia numa semana de provas ou eventos na escola, por exemplo. No caso de precisar cancelar a visita, pedimos que nos avise com a maior antecedência possível, para que liberemos a data para outra escola ou instituição.

Etapa 2: Ficha de Atividades

Esta etapa consiste em preencher e enviar o mais rápido possível a Ficha de Atividades, um formulário eletrônico on-line cujo acesso é fornecido via link enviado para os e-mails fornecidos na etapa 1. A Ficha de Atividades é um menu de opções para a visita, com múltiplas opções de palestras e dispositivos que serão abordados. Com isso, nossa equipe poderá atender melhor a sua turma, de acordo com o conteúdo indicado na ficha.

Importante: regras da visita monitorada para escolas e instituições

Para que a visita transcorra da melhor forma possível, pedimos a gentileza de atentar para os seguintes pontos:

  • A disciplina dos alunos é responsabilidade dos professores ou responsáveis pela turma; em caso de falta de disciplina, os monitores que conduzem a visita são instruídos a interrompê-la parcial ou completamente.
  • A capacidade do nosso auditório é de 45 lugares. Por razões de segurança, não ultrapassamos este número em nenhuma circunstância. Se há mais pessoas na visita que esse número, então deve-se agendar mais de uma visita.
  • Planeje com antecedência a sua viagem ou passe para o motorista do transporte o nosso endereço: Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Detalhes podem ser encontrados no link a seguir: Como Chegar ao Observatório Dietrich Schiel. Assim, sugerimos atenção para que não sejam cometidos equívocos quanto ao local da visita evitando-se, desta forma, atrasos.

Estrutura da visita monitorada

A visita monitorada ao Observatório, que dura no máximo duas horas, é composta de três partes:

  • Parte 1: palestra: com duração de cerca de 30 minutos com tema a ser escolhido na Ficha de Atividades.
  • Parte 2: dispositivos didáticos de Astronomia (no máximo três) espalhados pelo prédio e imediações que complementam ou adicionam conteúdo, sendo a escolha também feita a partir da Ficha de Atividades.
  • Parte 3: observação segura do Sol com telescópio, no caso da visita diurna, ou a observação de outros astros na visita noturna. Lembramos que as observações são dependentes de condições meteorológicas favoráveis.