VISITAS ESCOLARES AO OBSERVATÓRIO

O Observatório oferece às escolas e às universidades, particulares ou públicas, visitas monitoradas com agendamento prévio.

Dias da semana e horários disponíveis para agendamento de visitas escolares:
  • Quarta-feira, a partir das 9 horas
  • Quinta-feira a partir das 14 horas
  • Quinta-feira a partir das 19h30
As visitas escolares têm duração máxima de duas horas.

 

Como agendar uma visita ao Observatório

O agendamento é feito em duas etapas:

  1. A solicitação de reserva
  2. O preenchimento e envio do formulário de Atividade
  • ETAPA 1: solicitação de reserva

Nesta etapa deve ser feita a solicitação de reserva, exclusivamente por telefone.

    • Telefone: (16) 3373-9191
    • Horários de atendimento telefônico: de terça-feira a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30 com o Sr. Josué Enéas de Abreu

Serão solicitados o nome da instituição de ensino, a escolaridade da turma visitante além do nome e de um contato do(a) responsável pela visita. Atenção: Esta etapa não garante o agendamento da visita na data indicada, apenas reserva a data para que o horário fique bloqueado em nossa agenda (veja etapa 2, abaixo).

Importante: tenha em mente as data(s) apropriada(s) para a visita ao entrar em contato, pois não efetuamos remanejamento. Portanto, ao fazer o contato telefônico, certifique-se de que haja condições para a visita, tais como: reserva de ônibus, aceite dos pais ou responsáveis, ou que a data não caia numa semana de provas ou eventos já agendados no calendário da escola, por exemplo. No caso de precisar cancelar a visita, pedimos a gentileza de nos avisar com a maior antecedência possível, para que liberemos a data para outra escola ou instituição.

  • ETAPA 2: Formulário de Atividades

Esta etapa consiste em preencher e enviar –  o mais rápido possível – o Formulário de Atividades, um formulário eletrônico on-line cujo acesso é fornecido via link. Na ocasião do contato telefônico, nós forneceremos um endereço de e-mail para o qual a instituição deverá escrever solicitando esse link para o formulário de atividades. O formulário de atividades é um menu de opções para a visita, com múltiplas opções de temas de minipalestras e de dispositivos que serão abordados. Com isso, nossa equipe poderá atender melhor a sua turma, de acordo com a escolaridade e com as especificidades indicadas no formulário. Importante: somente após o envio do formulário de atividades haverá efetivação do agendamento na data requerida. O prazo para envio do formulário é de uma semana, contada a partir da data da reserva feita por telefone. Após esse prazo a vaga será liberada para outra escola ou instituição. Essa regra tem por objetivo proporcionar às turmas um atendimento personalizado e de qualidade, além de procurar atender o maior número de escolas e instituições nas datas e horários oferecidos.

Regras da visita

Para que a visita transcorra da melhor forma possível, pedimos a gentileza de atentar para os seguintes pontos:

  1. Embora tenha havido certa liberação quanto às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, nas dependências dos campi da USP ainda continua sendo obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação dos alunos, dos professores e acompanhantes. Essa condição é indispensável para a participação em qualquer atividade oferecida nas dependências do prédio do Observatório.
  2. A disciplina dos alunos é responsabilidade dos professores ou responsáveis pela turma; em caso de falta de disciplina, os monitores que conduzem a visita são instruídos a interrompê-la parcial ou completamente.
  3. A capacidade do nosso auditório é de 40 lugares. Por razões sanitárias e de segurança, não ultrapassamos este número em nenhuma circunstância. Se há mais de 40 pessoas que a instituição deseja trazer (acompanhantes inclusos nesse número), então deve-se agendar mais de uma visita.
  4. Planeje com antecedência a sua viagem ao trajeto ao Observatório. Recomendamos passare para o motorista do transporte o nosso endereço: Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. Detalhes podem ser encontrados no link a seguir: Como Chegar ao Observatório Dietrich Schiel. Assim, sugerimos atenção para que não sejam cometidos equívocos quanto ao local e horário da visita evitando-se, desta forma, atrasos.

Estrutura da visita monitorada

A visita monitorada ao Observatório, que dura no máximo duas horas, é composta de três partes:

  • Parte 1: palestra: com duração de cerca de 30 minutos com tema a ser escolhido no formulário de atividades.
  • Parte 2: dispositivos didáticos de Astronomia (no máximo três) espalhados pelo prédio e imediações que complementam ou adicionam conteúdo, sendo a escolha também feita a partir do formulário de atividades.
  • Parte 3: observação segura do Sol com telescópio, no caso da visita diurna, ou a observação de outros astros na visita noturna. Lembramos que as observações são dependentes de condições meteorológicas favoráveis.

Recursos oferecidos pelo Observatório

Para ter uma visão mais detalhada sobre os diversos equipamentos e recursos que o Observatório dispõe, confira o material abaixo. O link é uma brochura em pdf que pode ser baixado gratuitamente; seu conteúdo é um roteiro de visitas que detalha todos os recursos com interessantes informações sobre os dispositivos e sobre a Astronomia que eles contêm. Depois, há dois vídeos curtos que dão uma visão geral sobre o Observatório.

Por razões sanitárias ou por problemas técnicos, alguns dos dispositivos podem estar temporariamente indisponíveis no menu oferecido pelos formulários de atividades.

Roteiro de visita – Observatório.

 

Telefone do Observatório Dietrich Schiel: (16) 3373-9191

Horário de atendimento telefônico: de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.