The Informer, EUA, 1935, Drama, 91 minutos
Direção: John Ford
Elenco: Victor McLaglen, Heather Angel, Francis Ford
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Diálogo Adulto
Áudio em inglês com legenda em português
É uma noite de 1922, Strife-Torn, Dublin. Durante um dos momentos mais conturbados do interminável conflito entre o Reino Unido e o IRA, Exército Republicano Irlandês, um homem se vê tentado a trair seu amigo de longa data. Gypo Nolan vem passando por dificuldades desde que foi expulso do IRA, e nessa noite vislumbra uma maneira rápida de conseguir dinheiro e recomeçar sua vida ao lado de sua amada. Porém, esse caminho só é possível com a recompensa pela cabeça de Franklin McPhillip, ex-companheiro de exército e foragido dos britânicos.
No impulso de sair da miséria e ajudar sua amada que já caia na prostituição, Gypo entrega onde seu amigo estaria naquela noite. Franklin morre resistindo à prisão e rapidamente o delator se arrepende do que fez. Mas pega o dinheiro pois não tinha como voltar atrás. Gypo agora andará pelas ruas nebulosas de Dublin, encarcerado pela própria consciência e rodeado por aproveitadores. Ele bebe muito para tentar esquecer, mas nem as festas pelas quais ele passa o iludem, ainda mais quando ao final da noite ele tem que comparecer a um tribunal do IRA para julgar um possível delator de seu amigo.
O Delator é um filme que conta a história de Judas. Em uma noite vemos a tentação, a culpa, a angústia, o medo, o arrependimento e a redenção de um homem de mente limitada, incapaz de compreender os efeitos das suas ações. Influenciado pelo expressionismo alemão, John Ford e sua equipe criaram uma atmosfera confinante e moralmente depreciativa, a externalização dos conflitos interiores de Gypo colocadas na tela com o uso de sombras, neblina e luzes de fundo. Uma obra de arte em todos seus aspectos.
Lucas Henrique Sant’Anna