Waste Land, Brasil/Reino Unido, 2010, Documentário, 99 minutos

Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley

Elenco: Vik Muniz

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Áudio em Português e Inglês, com legendas

 

Lançado em 2010, o filme-documentário exibe uma realidade brasileira sobre a qual se reflete uma sociedade consumista e terrivelmente desigual, com um sistema de gerenciamento de resíduos defasado. O documentário segue um projeto do artista plástico Vik Muniz, nascido em um bairro classe baixa em São Paulo e considerado um dos maiores artistas da história do país.

O grupo que protagoniza essa história é uma das maiores forças de trabalho do país, invisibilizado, subestimado e jogado à margem da sociedade: os catadores de lixo. No documentário, é retratado o aterro de Gramacho (RJ), que um dia já significou o maior aterro sanitário do mundo.

Vik Muniz traz alguns destes catadores para dentro de um estúdio artístico no qual produzirão obras a partir de fotos de si mesmos, construídas com material reciclável, o “lixo” que é descartado a todo momento pelos cidadãos brasileiros que, na maioria dos casos, não tem consciência de sua destinação. Estas obras são posteriormente vendidas em leilões europeus por milhares de libras, e o dinheiro é revertido para o aterro.

O documentário traz reflexões extremamente relevantes relacionadas a desigualdade social, pobreza, descarte de resíduos, reciclagem e a importância do papel do catador para a sociedade brasileira.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8