Você está visualizando atualmente IV Encontro de Educadores de Ciências aconteceu no CDCC-USP nos dias 22 e 23 de setembro

Setenta participantes acompanharam a programação variada oferecida pelo evento

O IV Encontro de Educadores de Ciências (IV EEC) reuniu 70 participantes, entre alunos de licenciatura, professores de ensino básico, pesquisadores – todos ligados ao ensino de ciências.

Iniciou-se na sexta-feira, dia 22 de setembro, com o credenciamento seguido da palestra “Cyberbullying de alunos contra professores: o fenômeno das agressões a docentes na era da cultura digital”, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio A.S.Zuin, Professor-titular do Dep. de Educação da UFSCar.

A manhã do dia 23, sábado, começou cheia de atividades: os participantes puderam escolher entre seis oficinas:

1. Jogo Biomas Brasileiros
    Organizada por: Silvia A. M. Santos (CDCC – USP)
  2. Mão na Massa: Investigando as plantas e os animais no Ensino Fundamental I
    Organizada por: Angelina Sofia Orlandi (CDCC – USP)
  3. Astronomia na Experimentoteca: conhecendo os novos roteiros
    Organizada por: André Luiz da Silva (CDCC – USP), Antônio Carlos de Castro (CDCC – USP), Vanilde de Fátima Bongiorno (CDCC – USP)
  4. Metodologias Ativas e os 4 C’s – Criatividade, Comunicação, Colaboração e Pensamento Crítico – Trabalhando com escalas, do 2D ao 3D.
    Organizada por: Sérgio Ferreira (Instituto CLQ)
  5. 5. A horta: do saber histórico à construção pedagógica
    Organizada por: Alexandro Lancellotti (CDCC/USP), Camila Chiari (ICMC/USP), Fernanda Maria Chiari (CDCC/USP)
  6. Áreas de exposição de Ciências do CDCC: conversando sobre diferentes abordagens.
    Organizada por: Aurélio Bianco Pena (CDCC/USP), Caio Moreira de Araújo (CDCC/USP)

Posteriormente, no período da tarde, houve uma mesa redonda, que tratou das Inovações na Educação, com a participação do Prof. Dr. Fernando Osório (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP) falando sobre IA/ChatGPT na educação básica e do Prof. Dr. Sérgio Daniel Ferreira (Instituto CLQ), que trouxe reflexões sobre a curiosidade e a criatividade como potentes ferramentas da Educação Básica.

Como atividade cultural, aconteceu a apresentação do Yanagi Taiko, grupo musical de prática do Taiko, os famosos tambores japoneses.

Por fim, a apresentação dos painéis fechou o encontro com uma rica troca de ideias e experiências entre os participantes. Renan H. Matos Rocha, de Santa Gertrudes, que apresentou o pôster “Campo Elétrico: uma proposta de sequência didática utilizando fanzines”, elogiou o evento, principalmente pela possibilidade de ver “visões diferentes de pesquisadores, com outras vivências”. Já Roberta M. M. de Souza, professora da educação básica na rede municipal de Cravinho e de Luiz Antônio, apresentou o pôster “Estudo da motivação em alunos participantes de um ‘projeto de extensão’”, e contou estar participando pela segunda vez do Encontro. Ela destacou positivamente a organização do evento, “desde os palestrantes que vieram até os cursos oferecidos”, e que, segundo ela, usam de uma linguagem que o professor do ensino básico consegue entender.

As gravações da palestra de abertura e da mesa redonda estarão disponíveis no canal do CDCC no Youtube em data a ser informada.

Para acompanhar as notícias e novidades do CDCC, siga as páginas nas redes sociais!

Facebook: www.facebook.com/cdcc.usp

Instagram: www.instagram.com/cdcc.usp