Com o objetivo de sensibilizar os alunos com relação ao volume de resíduos produzidos na área urbana e propor sugestões para minimizá-lo, o CDCC oferece uma visita composta por três momentos:

• No CDCC é apresentada a injetora de plásticos, como ela pode ser utilizada na reciclagem desse material e discutida a complexidade e a viabilidade desse processo como alternativa de redução do referido resíduo.
  • Ainda no CDCC, os alunos visitam o Quintal Agroecológico, onde são mostradas alternativas para o tratamento dos resíduos domiciliares.
  • Finalmente, a visita à Central de Valorização de Resíduos de São Carlos, onde é apresentada a estrutura, funcionamento e manutenção de um aterro sanitário e onde pode ser visualizado, de forma bastante impactante o imenso volume de resíduos que são produzidos diariamente em nossa cidade.

Regras e Orientações

1. O agendamento da visita dependerá do devido preenchimento da ficha de inscrição pelo professor que acompanhará a visita.
  2. O professor é responsável pela disciplina dos alunos. O monitor tem autorização para interromper a visita parcialmente ou por completo se considerar necessário.
  3. A capacidade ideal de atendimento é de 45 alunos, podendo ser no máximo 50, que preferencialmente deverão estar cursando a mesma série ou séries consecutivas.
  4. Por motivo de segurança, os participantes deverão trajar roupa apropriada e confortável: boné, camiseta, calça comprida e sapato fechado.
  5. É necessário que os visitantes tragam água.
  6. Para aprimorar o nosso trabalho, é muito importante que o professor preencha a ficha de avaliação da visita que será encaminhada pela equipe responsável.
  7. A visita é acompanhada por monitores do CDCC, responsáveis pela abordagem dos conteúdos e pelas atividades/dinâmicas. Os monitores são convocados especialmente para atender cada visita, no horário e cronograma agendados. Atrasos e alterações do programa, realizados de última hora, poderão comprometer a atividade.

Agendamentos

Para maiores informações e agendamento, entrar em contato com Edson, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h pelo telefone (16) 3373-8694 ou pelo email visitas@cdcc.usp.br.

Para a confirmação do agendamento é necessário o envio da ficha de inscrição devidamente preenchida pelo professor que irá acompanhar a turma.