Miracle on 34th Street, EUA, 1947, Comédia/Drama, 96 minutos

Direção: George Seaton

Elenco:  Natalie Wood, Edmund Gwenn, Maureen O’Hara, John Payne

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Onde encontrar: Popcorn Time, YouTube

Situado na famosa Times Square da Nova York de 1947, De Ilusão Também se Vive, também conhecido como Milagre na Rua 34, é um clássico filme natalino. O drama apresenta como foco principal a história de Kris Kringle, um senhor que acredita ser o verdadeiro Papai Noel e que tem como objetivo fazer as crianças felizes. É apresentada também Doris Walker, uma mãe trabalhadora, divorciada e cética, e sua filha Susan, uma criança quieta que tem dificuldades de usar a imaginação.

O filme começa apresentando Kris Kringle em um desfile de Ação de Graças arranjado pela loja de departamentos Macy’s, onde fica indignado ao encontrar o Papai Noel do desfile bêbado. Quando ele reclama para Doris Walker, a diretora de eventos da loja, ela o convence a substituir o antigo Papai Noel. Kris aceita o papel e faz uma ótima performance como o personagem. Enquanto atende as crianças e seus pedidos de Natal, Kris indica à uma cliente a outra loja, já que o presente desejado pelo filho dela não estava disponível na Macy’s. Essa atitude surpreende e impressiona a cliente, por encontrar alguém que ignora as indicações da loja em prol da felicidade das crianças, colocando o significado do Natal acima dos lucros que são obtidos pela loja na época. Assim, Doris decide contratá-lo pelo resto do ano, mas começa a duvidar da sua decisão ao descobrir que Kris acredita que ele é o verdadeiro Papai Noel. O ponto alto da história é o julgamento enfrentado por Kris, no qual tenta convencer a cidade inteira de que ele realmente é o Papai Noel, sua única chance de sair do hospital psiquiátrico em que foi colocado ao ser diagnosticado como delirante.

A discussão trazida pelo filme, além do verdadeiro significado do Natal, vai além da comercialização que se sobrepõe ao feriado, mas tem como foco entender que as fantasias e crenças são uma parte significativa no dia a dia e que, sem isso, não haveria uma base para os sonhos e esperanças que nos fazem crescer. O filme também foi o ganhador de dois Oscars e dois Globos de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro.

Mayara Sentalin