Link relacionado à meta “Melhorias da infraestrutura do prédio sede e do Observatório”:

Link relacionado à meta “Aquisição de recursos financeiros via aprovação de projetos no âmbito da USP e de agências de fomento”:

Informações relacionadas à meta “Aquisição de recursos financeiros via aprovação de projetos no âmbito da USP e de agências de fomento”:

• CNPq Edital Ciência na Escola

Resumo: Este projeto tem como objetivo a atualização da Experimentoteca, projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP), que subsidia, desde a década de 1980, escolas da Educação Básica de todo o país com materiais para a realização de experimentos nas aulas de ciências. A atualização será realizada de modo que: a) os roteiros para todas as atividades práticas passem a estar alinhados com maior plenitude às demandas que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); b) novos kits de experimentos que tratem de assuntos contemplados na BNCC e que ainda estão ausentes ou pouco recorrentes na Experimentoteca sejam construídos (Processo CNPq Programa Ciência na Escola 440324/2019-0).

• 4º Edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão

Resumo – Este projeto teve como finalidade ampliar o acervo da exposição itinerante “São Carlos por suas bacias”, que foi criada pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Carlos (CDCC/USP). O objetivo geral da exposição é contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, especificamente em relação às questões que envolvem o consumo e a gestão sustentável dos recursos hídricos. Foram produzidos os seguintes materiais: Conjunto de banners rollow-up que expõe a evolução histórica do uso e ocupação do solo nas microbacias hidrográficas do município, além das áreas de Proteção e Recuperação de Mananciais (APREM Monjolinho e APREM Feijão), visando auxiliar o desenvolvimento da temática água na perspectiva da sustentabilidade desse recurso natural; modelos tridimensionais, maquete, na escala 1:50.000 do município de São Carlos, subdividido em bacias hidrográficas, confeccionados em prototipagem em processo FDM (conhecidas como impressora 3D); e, suporte para a maquete com tampo em PVC adesivado, contendo informações sobre a maquete (título da exposição, localização do município em relação ao Estado de São Paulo e Brasil, legendas, rosa dos ventos e escalas horizontal e vertical).

• 5º Edital Santander/USP/FUSP de fomento às iniciativas de cultura e extensão

Resumo – Considerando que o Jardim da Percepção do CDCC/USP está em funcionamento há 14 anos, este projeto tem como objetivo reestruturar especificamente a área da exposição destinada ao tema ambiente (cerrado e mata galeria).  Devido ao desgaste natural são necessários reparos, como substituição de painéis explicativos e elaboração de novos com conteúdo complementares e reposição e manutenção da vegetação com espécies de cerrado e mata de galeria. Ainda com o objetivo de ampliar a discussão sobre percepção ambiental pretende-se implantar uma Trilha dos Sentidos na área interna do jardim do cerrado.

• 1º Edital USP de fomento às iniciativas de cultura e extensão ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Resumo – Este projeto visa à construção de um website educacional que abarque dados que foram coletados e sistematizados no âmbito da criação da exposição itinerante “São Carlos por suas bacias” e da produção do “Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas do município de São Carlos – SP” , ambos concretizados com a participação efetiva do CDCC. A bacia hidrográfica é uma unidade biogeofísica bem delimitada, onde se desenvolvem atividades socioeconômicas causadoras das transformações ambientais. Nessa unidade se caracterizam e integram conhecimentos relativos a relevo, clima, flora, fauna, uso e ocupação da terra e modelos de gestão ambiental. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo geral proporcionar à comunidade, principalmente de educadores, uma ferramenta que disponibilizará informações fidedignas e de ótima qualidade, em linguagem clara e acessível, capazes de auxiliar na abordagem de assuntos que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, especificamente em relação às questões que envolvem o consumo e a gestão sustentável dos recursos hídricos. A aproximação dos estudantes com temáticas como a história da ocupação urbana (com foco nos impactos gerados nas sub-bacias hidrográficas da região de São Carlos), a fauna e a flora, além da formação geológica da região em questão, será viabilizada, fazendo com que a execução do projeto venha a contemplar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ODS/ONU, em particular os que seguem: (4) Educação de Qualidade; (6) Água Potável e Saneamento; (11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; (15) Vida Terrestre.