You are currently viewing Observatório retoma o atendimento presencial nesta semana

Observatório retoma o atendimento presencial nesta semana

As visitas devem ser agendadas por telefone e observarão medidas preventivas em relação à pandemia de COVID-19

Após mais de um ano e meio, o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) retoma o atendimento presencial. Inicialmente, serão dois dias por semana (quartas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã). Em cada um desses dias, haverá dois horários de atendimento. Em cada horário, serão atendidas 10 pessoas no máximo.
 
Os atendimentos consistem de um passeio guiado com duração de até 45 minutos pelos dispositivos didáticos que existem no espaço próximo ao prédio do Observatório, espaço que é conhecido com o nome de “Jardim do Céu na Terra”.
 
Você sabia que o Sol nasce no leste em apenas dois dias por ano? Na visita ao Jardim do Céu na Terra,  os visitantes vão descobrir essa e outras curiosidades astronômicas conhecendo um enorme instrumento de ensino de Astronomia, a Semiesfera Armilar, que serve para explicar as estações do ano, como a localização de São Carlos influencia no movimento aparente dos astros e ainda pode servir como um relógio de sol.
 
Além disso, a visita abordará a constelação do Cruzeiro do Sul, que poderá ser vista mesmo durante o dia!  Mas no Jardim do Céu na Terra, o Cruzeiro do Sul é visto como um modelo tridimensional que tem o mesmo tamanho do Cruzeiro original no céu e é visto na mesma posição que a constelação assume em determinadas noites e horários ao longo do ano.
 
Quer ter uma ideia de como o Sistema Solar é enorme? O passeio levará os visitantes por uma  viagem de mais de 200 milhões de quilômetros por nosso sistema planetário, mas que pode ser realizada em menos de 50 metros! É o Sistema Solar em escala, que vai  proporcionar aos visitantes uma visão acurada das reais dimensões do Sol, dos planetas e de suas órbitas.
 
O passeio é complementado com a observação segura do Sol por meio de um telescópio utilizando um método que permite que várias pessoas possam observar ao mesmo tempo, mantendo o distanciamento e evitando aglomerações.
 
Atenção: 
 
Para participar da atividade é necessário o uso de máscara cobrindo nariz e boca e apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19. O comprovante de vacinação deverá ser acompanhado de um documento com foto. Será considerado comprovante de vacinação:
 
a) o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;
 
b) o certificado nacional de vacinação de Covid-19 disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão (https://concectesus.saude.gov.br/home);
 
c) o certificado digital de vacinação contra o Covid-19 disponível no aplicativo Poupatempo Digital;
 
d) eventuais passaportes da vacina instituídos pelo Poder Público.
 
Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação.
 
Como se trata de atividade ao ar livre, a ocorrência do evento vai depender de condições meteorológicas favoráveis ou, ao menos, toleráveis. Em caso de chuva,  não será possível realizar a atividade. A observação do Sol depende de céu limpo ou parcialmente limpo. Em caso de céu completamente nublado mas sem chuva, o passeio acontecerá mas a observação do Sol não será realizada. Caso no dia agendado não haja condições para a realização da atividade, infelizmente não haverá reagendamento automático, sendo necessário um novo agendamento em outro dia.
 
Procure chegar pontualmente no horário agendado e, durante a atividade, mantenha o distanciamento das pessoas que não são do seu grupo familiar.
 
É recomendável trazer sua própria garrafa com água (os bebedouros estarão interditados) e também proteção contra os raios solares: chapéu e/ou filtro solar. Procuraremos, na medida do possível, aproveitar as sombras das árvores do Jardim do Céu na Terra, mas a exposição ao Sol é inevitável em alguns momentos. 
 
A participação na atividade implica na concordância com as condições acima.
 
O agendamento para essa atividade será feito exclusivamente por telefone.  Os horários do agendamento são: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: (16) 3373-9191.  O agendamento será feito a partir do dia 7 de dezembro de 2021. 
 
Dias e horários da atividade: 
quartas à tarde: 
horário 1: 14h
horário 2: 15h
 
sextas pela manhã:
horário 1: 10h
horário 2: 11h

Deixe um comentário