Você está visualizando atualmente Minicurso de Astronomia é oferecido gratuitamente pelo Observatório

Minicurso de Astronomia é oferecido gratuitamente pelo Observatório

Inscrições podem ser feitas por interessados a partir de 14 anos de idade

O tradicional minicurso de Introdução à Astronomia, oferecido semestralmente pelo Observatório, é dividido em dois minicursos separados, cada um com quatro aulas. A parte 1 do terminou no final de março, e agora inicia-se o processo de inscrições para a parte 2. Não é necessário ter participado da primeira parte para acompanhar o minicurso de Introdução à Astronomia II. Cada uma das duas partes do minicurso dará direito a um certificado de participação para quem tiver presença mínima de 75%.

Programa do minicurso:

Ao longo das quatro aulas do minicurso de Introdução à Astronomia-II serão vistos os seguintes tópicos:

1. O planeta Terra e o Sol: principais características e propriedades do planeta em que vivemos e da estrela mais próxima de nós;
  2. As estrelas: suas propriedades, distâncias, cores e tamanhos; formação e evolução;
  3. A Via Láctea, outras galáxias e o Universo: características da nossa Galáxia, classificação das galáxias; origem, evolução do Universo e a teoria do Big Bang;
  4. Telescópios: principais características e os maiores telescópios da atualidade.

Público-alvo: interessados em geral com idade igual ou superior a 14 anos, sem formação prévia sobre o assunto.

Duração: quatro semanas, de 28 de abril a 19 de maio de 2023, sempre às sextas-feiras.

Carga horária: oito horas.

Horário: às sextas-feiras, das 19h às 21h.

Local do curso: dependências do Observatório Dietrich Schiel que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos (SP), acesso para pedestres na Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Inscrições: serão feitas por meio da plataforma Sympla. Você poderá obter os tickets gratuitos de 18 a 25 de abril de 2023 ou até o preenchimento das vagas. Link do Sympla para inscrições:

Caso tenha dificuldade de acesso à internet, é possível fazer a inscrição por telefone.  No entanto, será necessário fornecer um telefone e um e-mail para contato. Telefone para inscrições: (16) 3373-9191, de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Número de Vagas: 40

Ministrante: André Luiz da Silva, astrônomo do Observatório Dietrich Schiel.

Curso gratuito e com certificado. Será concedido um certificado de participação emitido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP para quem obtiver um mínimo de 75% de presença (presença em pelo menos três das quatro aulas oferecidas).

Legenda: imagem combinada com dados dos telescópios espaciais Hubble e James Webb da galáxia espiral M74.
Crédito da imagem:  IMAGE BY ESA WEBB, NASA & CSA, J. LEE AND THE PHANGS-JWST TEAM; ESA; HUBBLE & NASA, R. CHANDAR AND J. SCHMIDT

RECOMENDAÇÕES E AVISOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO:

1 – Não será permitida a entrada de outras pessoas além daquelas inscritas no minicurso (máximo de 40 inscritos);

2 – Pedimos a todos(as) os(as) interessados(as) que organizem os seus horários antes de fazer a inscrição. Se não tiver certeza de que poderá frequentar o minicurso, por favor, não se inscreva! A procura pelos nossos minicursos é grande e as vagas se esgotam rapidamente, então fazemos esse apelo para que o maior número de pessoas possa frequentar e concluir o minicurso a cada semestre;

3 – Se você se inscrever e não comparecer a nenhuma aula, esteja consciente de que poderá ficar impedido(a) de se inscrever por pelo menos dois oferecimentos consecutivos desse minicurso;

4 – Daremos preferência para pessoas que estão participando pela primeira vez do minicurso. Pessoas que já participaram por duas ou mais vezes poderão se inscrever, desde que não haja pessoas interessadas que ainda não tenham participado;

5 – Para participação de menores de 18 anos no minicurso, é necessário que o(a) aluno(a) tenha autorização expressa de um dos pais ou de um dos responsáveis. Na primeira aula, será entregue para cada aluno(a) menor de 18 anos a ficha de autorização que deverá ser assinada no dia ou trazida assinada na segunda aula do minicurso;

A participação no minicurso implica na ciência e concordância com as condições acima.