Almanaque aborda o início da Escola de Engenharia de São Carlos
Há 70 anos, em 1953, iniciavam-se as atividades da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), alocadas na sede da Società Dante Alighieri, prédio localizado no número 1227 da Rua 9 de Julho, e que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos (CDCC-USP).
Nesse mesmo endereço, às 19 horas da quarta-feira, dia 07 de junho, será realizado o lançamento do “ALMANAQUE DE SÃO CARLOS IV – Da Società Dante Alighieri a EESC USP (1902-1953)”, escrito por Marco Antonio Leite Brandão, cujo interesse pela história de São Carlos e Região surgiu no período em que foi professor de História no “Curso e Colégio CAASO”, durante a graduação feita na própria EESC.
Segundo o autor, o Almanaque traz “uma pesquisa que procura trazer a lume à digital da comunidade italiana na primeira metade do século XX destacando, sobretudo, o papel da associação e o processo que culminou com a implantação (1953) da Escola de Engenharia de São Carlos. Através da compilação de registros em periódicos locais (Correio de São Carlos, A Cidade, A Folha), pesquisa iconográfica (Acervos João ‘Foto Arte” Alemão, Nelson Maffei, etc), informações de cronistas, memorialistas, etc procurou-se criar um mosaico que permitisse ao leitor ter uma apreensão deste edifício como um ‘lugar de memória’ seminal, sobretudo dos são-carlenses.”.
No evento, o autor irá bater papo com os presentes sobre a obra e a história de São Carlos e também disponibilizará obras para aquisição e autógrafos.
A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.