HOJE: Grande Conjunção de Júpiter e Saturno: observatório fará a transmissão ao vivo

O fenômeno acontecerá hoje, segunda-feira 21 de dezembro, logo após o pôr do sol

Das 19h até 20h30, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP realizará uma live  mostrando a grande conjunção dos planetas Júpiter e Saturno. Haverá a participação de membros da equipe do Observatório, que farão comentários sobre o fenômeno em si, sobre os planetas participantes da conjunção e também sobre a Lua, que estará presente no céu da noite.

Em virtude das medidas de isolamento causadas pela pandemia do novo corona-vírus, não haverá atendimento presencial. Para acessar a live, acesse o Facebook do Observatório: https://www.facebook.com/cdcccda

Sobre o fenômeno

Embora a definição de conjunção seja um tanto técnica, o fenômeno pode ser entendido como uma aproximação aparente entre planetas ou entre planetas e a Lua no céu. Essas aproximações chamam a atenção, especialmente, porque os planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) são astros cujos brilhos costumam superar o das estrelas mais brilhantes do céu noturno. Embora a conjunção de Júpiter e Saturno possa ser observada facilmente a olho nu, a transmissão será feita a partir de uma câmera planetária acoplada a um telescópio, possibilitando mais detalhes dos planetas participantes serem vistos. A Lua, que estará presente na ocasião em fase Quarto Crescente, também será contemplada na transmissão ao vivo.

Vale lembrar que a transmissão da conjunção depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de mau tempo, faremos a live sem as imagens do fenômeno obtidas a partir de São Carlos.

Para acessar a atividade e mais informações sobre o fenômeno, acesse:

Sobre a imagem: Foto da aproximação dos planetas Júpiter e Saturno vista a partir de São Carlos no dia 13 de dezembro de 2020. O par de planetas pode ser visto na parte superior central da foto. O ponto luminoso mais brilhante é o planeta Júpiter e o menos brilhante é Saturno. Crédito da imagem: André Luiz da Silva/CDCC/USP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top