Você está visualizando atualmente CDCC-USP comemora 43 anos no dia 30 de maio

CDCC-USP comemora 43 anos no dia 30 de maio

Centro de Divulgação Científica e Cultural foi  inicialmente criado para integrar ensino básico e superior

43 anos, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos foi criado. Porém, no início, chamava-se Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural da USP: era 30 de maio de 1980 quando seu regimento foi aprovado pela Congregação do então IFQSC – Instituto de Física e Química de São Carlos – Física e Química estavam unidas em um só Instituto (dividiram-se apenas em 1994).

A criação do CDCC está muito ligada ao I Simpósio de Integração Universidade-Escolas de 1º e 2º graus, que aconteceu em novembro de 1979 e que discutiu formas de integrar ensino básico e universitário. E, portanto, esse foi o principal objetivo da então Coordenadoria naquele momento: romper a barreira que separava o ensino básico do universitário. Para isso, entre outras ações, seria indicada a criação de um museu de ciência e a coordenação de cursos de divulgação científica, difusão cultural e demais atividades relacionadas com educação alternativa para escolas de 1o e 2o graus, como eram então chamadas.

Em 1995, o CDCC adquiriu o status de Centro, quando ganhou o nome atual; foi incluído no organograma da USP como órgão Central e pôde ter seu quadro próprio de funcionários. Nesse momento, sem perder a essência inicial, também houve uma reformulação dos objetivos descritos no regimento interno. Podemos destacar os seguintes tópicos:

• promover a integração universidade-comunidade, facilitando o acesso aos meios e resultados da produção científica e cultural da Universidade;
  • promover e orientar atividades visando despertar nos cidadão, especialmente nos jovens, o interesse para a ciência e para a cultura;
  • colaborar com o curso de graduação de Licenciatura em Ciências Exatas do campus da USP de São Carlos, repassando a seus estudantes meios e métodos elaborados em projetos destinados à melhoria do ensino básico.

Prezando por atingir esses e os demais objetivos indicados no regimento, o CDCC desenvolveu e realizou ao longo dos anos inúmeras ações. Atualmente, há diversas atividades fixas, que acontecem periodicamente no CDCC. São elas:

• Visitas ao CDCC. Os espaços de exposição são abertos ao público. No momento, de segunda (das 14h às 17h) e sábado (das 9h às 11h30), os monitores atendem ao público espontâneo. Visitas escolares devem ser agendadas. O Observatório também recebe visitas escolares mediante agendamento.
  • Aos sábados, às 20h, tem Cineclube CDCC com a exibição de filmes clássicos e premiados.
  • Também aos sábados, no Observatório, acontece a Sessão Astronomia, às 19h seguida da Observação do Céu Noturno, às 20h.
  • Aos domingos, o que  precede a Observação do Céu é o Cine Observatório, que exibe filmes ligados à Astronomia às 17h30, ou o Domingo Solar, no caso do último domingo do mês, quando é dada a oportunidade de observar o Sol com segurança.
  • Os Plantões de Matemática oferecem suporte aos alunos nessa disciplina, e acontecem de terça e quinta, das 8h às 12h e quarta e sexta, das 8h às 10h e das 14h às 18h.
  • A Experimentoteca do CDCC, cujo acervo de cerca de 100 kits didáticos de ciências e matemática está disponível para empréstimo gratuito para os professores das escolas de São Carlos e região.
  • A Biblioteca Comunitária abre de segunda a sexta para toda a comunidade. Nela, há o Espaço Kids, dedicado especialmente às crianças e à literatura infantil.
  • As Tardes de Férias acontecem em uma semana de janeiro e em uma de julho, e oferecem programação ligada à ciência e cultura pensada especialmente para crianças e jovens.

Além dessas atividades, também há ações como cursos para Terceira Idade, palestras, minicursos, curso de especialização, Encontro de Educadores em Ciências, entre muitos outros. As informações sobre a programação são divulgadas no site do CDCC e nas redes sociais do CDCC e da USP.

Para saber mais sobre a história do CDCC, atividades, colaboradores que somaram ao longo dos anos, também é possível conferir o site criado para as comemorações de 40 anos do CDCC, onde é possível inclusive fazer um tour virtual e conhecer melhor a estrutura do Centro.

Para acompanhar as notícias e novidades do CDCC, siga as páginas nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/cdcc.usp

Instagram: https://www.instagram.com/cdcc.usp/