Você está visualizando atualmente CDCC recebe evento em comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 22

CDCC recebe evento em comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura são os idealizadores

No dia 16 de agosto, a partir das 19h, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP São Carlos (CDCC-USP) receberá em seu auditório dois eventos: Roda de Conversa “Na mesa com os Andrades” e logo em seguida o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade.

Eles fazem parte da programação de “A Semana de 100 anos”, criada pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e o Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22. No total, é prevista a realização de vinte e dois eventos, em parceria com diferentes entidades, no período de junho a dezembro.

Esta etapa da programação é chamada “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” e tem como realizador o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos, com curadoria geral do professor doutor Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP), em parceria com o Restaurante Nanmi e a Prefeitura de São Carlos. A proposta é mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da identidade cultural de cada povo, segundo o pensamento modernista, expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Os eventos do dia 16 de agosto são gratuitos com vagas limitadas. A inscrição deve ser feita pelo site de “A Semana de 100 anos” https://www.asemanadecemanos.institutomariodeandrade.org.br ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/dFBfcuN7t5xAJBEQ9.

Também haverá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Contribuinte da Cultura no YouTube: www.youtube.com/user/projetocontribuinte

Saiba mais sobre os eventos

Roda de Conversa “Na mesa com os Andrades” junta à mesa novamente esses dois expoentes do modernismo: a biografia culinária de Oswald, as coleções de cardápios e de receitas de Mário; os registros etnográficos e literários feitos a partir de suas viagens são trazidos como oportunidade para pensarmos os papéis formadores das artes e da culinária aqui praticados. O encontro contará com a presença do escritor, cineasta e artista gráfico Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e Patrícia Galvão, a Pagú; de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade; e também das pesquisadoras Viviane Aguiar e Paula Feliciano.

Lançamento livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, com sessão de autógrafos com o autor Rudá K. de Andrade. Segundo ele, a obra é um recorte culinário da biografia e obra de Oswald de Andrade: “uma abordagem sobre o autor que leva o leitor a saborear as aventuras gastronômicas de Oswald e sentir o cheiro do banquete artístico modernista da década de 1920”.

“Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Data: 16/08/2022, a partir das 19h

Local: Centro de Divulgação Científica e Cultura (CDCC) – R. Nove de Julho, 1227 – Centro, São Carlos – SP

RODA DE CONVERSA: NA MESA COM OS ANDRADES

Convidados:Rudá K. de Andrade, Carlos Augusto de Andrade Camargo, Viviane Aguiar e Paula Feliciano

LANÇAMENTO DO LIVRO – A ARTE DE DEVORAR O MUNDO: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade

Sessão de autógrafos com o autor Rudá K. de Andrade

Realização: Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos

Apoio: Centro de Divulgação Científica e Cultura (CDCC) USP; Prefeitura Municipal de São Carlos e Restaurante Nanmi.

Saiba  mais em: https://www.asemanadecemanos.institutomariodeandrade.org.br