A organização foi feita em parceria com a Diretoria de Ensino de São Carlos
Na última terça-feira, 19 de setembro, a equipe do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP esteve mobilizada para oferecer uma Orientação Técnica a 19 professores coordenadores de área (PCA) de Ciências da Natureza e Matemática das escolas estaduais de tempo integral de São Carlos (PEI), além de alguns coordenadores da área de Ciências Humanas, que também foram convidados e compareceram. Esse evento foi planejado juntamente com a Diretoria de Ensino de São Carlos (DE), representada por Marília Faustino Silva, professora coordenadora de núcleo pedagógico.
A iniciativa, chamada de “Formação: Ferramentas Pedagógicas e Espaços de Aprendizagem”, teve o dia todo de uma programação pensada com o intuito de apresentar o CDCC e todos os seus recursos aos coordenadores, para que possam utilizá-los tanto em sala de aula quanto em visitas aos espaços com os alunos, assim como indicar e orientar os professores coordenados por eles.
Inicialmente, houve a apresentação feita pela diretora do CDCC, a profa. Dra. Nelma Regina Segnini Bossolan, que falou sobre o histórico da instituição, além de mencionar de forma breve todos os setores e recursos disponíveis aos educadores. Depois houve uma apresentação do Atlas Histórico das Regiões Hidrográficas de São Carlos – SP e do site AtlaSanca pela responsável do setor de biologia no CDCC, Silvia Martins.
Posteriormente, visitaram o Espaço CDCC Maker, com o acompanhamento e explicações dadas pelo físico responsável Antonio Carlos de Castro. Também aí conheceram o novo kit de robótica, em fase final de desenvolvimento, que recentemente desenvolvido para ficar disponível aos professores para empréstimo pela Experimentoteca, que também foi apresentada à turma, logo após conhecerem os espaços de exposição.
Aliás, o serviço de empréstimo de kits de experimentos que é feito pela Experimentoteca é um dos recursos mais relevantes que o CDCC coloca à disposição dos professores de São Carlos e região. Por isso, posteriormente, no período da tarde, puderam se reunir em grupos para utilizar alguns dos kits, nas áreas de física, matemática, química e biologia. Dessa forma, com um contato prático e mais aprofundado, pretende-se que possam indicar os kits com mais propriedade e utilizá-los com melhor proveito.