Você está visualizando atualmente CDCC Maker abre inscrições a partir do dia 14 de março

CDCC Maker abre inscrições a partir do dia 14 de março

Inspirado no movimento Maker, o Centro de Divulgação Científica e Cultural  (CDCC-USP) oferecerá atividades no espaço “CDCC Maker” a partir de abril. O objetivo é aproximar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental à prática artesanal, enquanto exercício de colaboração, criatividade e de aprendizado de ciências e de tecnologias. Se o inventar e as invenções inspiram, esta é a chance de ser inventor!

A participação é gratuita, não requer conhecimentos prévios, e é aberta a alunos de todos os gêneros, que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. As atividades acontecerão a partir de abril e irão até dezembro. Haverá uma turma às terças e outra às quintas-feiras, ambas das 14h às 17h. As inscrições acontecerão entre os dias 14 e 25 de março, por entrega de ficha de inscrição no balcão da recepção do CDCC. As vagas são limitadas a 24 alunos, e sua distribuição será por critérios de paridade de gênero, prioridade à escolaridade pública, motivações para a participação e ordem de inscrição.

Para fazer o download da ficha de inscrições, clique aqui. É preciso imprimi-la e levá-la preenchida pessoalmente ao CDCC, que se localiza na Rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos, SP.

O que é o Movimento Maker?

O movimento Maker aponta que o consumo generalizado de produtos manufaturados representa tanto uma desvalorização do criar artesanal, como um distanciamento com as origens e os processos pelos quais se concebe e se produz tudo que é consumido. Por sua vez, essa desconexão faz crescer uma cadeia de consumidores pouco críticos da forma e dos impactos de seu consumo e que, despossuídos de outra solução, são dependentes dos grandes produtores em quase tudo. Assim, este ciclo promove a perpetuação do consumo acelerado e em massa, em uma realidade onde tantas vezes o reparo não é uma opção e o descarte é prática corriqueira.

Em reação a esta situação, o movimento Maker propõe fortalecer a cultura do “faça-você-mesmo” e do aprender “colocando a mão na massa”, através da formação de espaços colaborativos, ditos “Makerspaces”, onde a população encontre os meios para aplicar sua criatividade e para solucionar problemas individuais e coletivos na prática. Estes espaços, que podem tomar a forma das mais básicas oficinas comunitárias e escolares, indo até laboratórios de fabricação digital, ficam abertos não apenas à criação de coisas novas de todo propósito, como também ao reparo daquelas que já existem, tendo a colaboração na construção e compartilhamento de um conhecimento acessível e comum como grande objetivo.

Assim, buscando oferecer aos jovens um primeiro contato com este movimento, estabelecemos nossa própria oficina e Makerspace no CDCC. Nesta, planejamos desenvolver atividades monitoradas voltadas a colocá-los em contato com noções básicas no uso de ferramentas, na prática de artesanato, de eletrônica e robótica, e na confecção de objetos utilizando impressão 3D e corte à laser.

Para mais informações, ligue no telefone 33739157