Viva Zapata!, EUA, 1952, Faroeste, 113 minutos

Direção: Elia Kazan

Elenco: Marlon Brando, Jean Peters, Anthony Quinn

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Contém: Assassinato, Agressão Física

Áudio dublado em português, sem legendas

 

“A pergunta está em minha cabeça: uma boa coisa pode sair de um ato mau? A paz pode sair de tanta matança? A bondade pode finalmente vir de tanta violência? Um homem cujos pensamentos nascem da raiva e do ódio… pode este homem levar a paz e governar em paz? Não sei! ”.

O México do início do século XX é governado a mãos de ferro pelo ditador Porfírio Diaz. Em certa feita ele recebe camponeses, liderados por Emiliano Zapata, insatisfeitos pela tomada abrupta de suas terras por latifundiários. Diante da inação do governo, o grupo volta a seu território e inicia um levante armado. Coincidentemente ou não, levantes semelhantes pululam México afora, enquanto na capital a oposição é liderada pelo moderado Francisco Madero. Crescentes as insatisfações, Madero se postula à presidência e procura reunir todos os insurgentes para depor a ditadura. Obtém sucesso.

Mas a revolução segue tortuosos caminhos. Procurando pacificar o país, Madero protela a promessa de redistribuição de terras e se desentende com os zapatistas. Péssimo estrategista político, confia demais no general e braço direito Huerta, que depois o assassina e inaugura um novo golpe. Levantes armados tornam a acontecer México afora. O campesinato terá de conduzir seus destinos por si mesmo.

André Castilho

 

 

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Ek2K5cLQ8E8