BNCC

  • Ensino Fundamental — Ano 1: —
  • Ensino Fundamental — Ano 2:
    • (EF02CI05): Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;
    • (EF02CI06): Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, além de analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
    • (EF03CI04): Identificar características sobre o modo de vida (como hábitos alimentares, reprodução, locomoção, entre outros) dos animais do seu cotidiano, comparando-os com os de outros ambientes.
  • Ensino Fundamental — Ano 3:
    • (EF03CI10): Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
  • Ensino Fundamental — Ano 4:
    • (EF04CI04): Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos;
    • (EF04CI05): Descrever e associar o ciclo da matéria e o fluxo de energia que se estabelecem entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema;
    • (EF04CI06): Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
  • Ensino Fundamental — Ano 5:
    • (EF05CI03): Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico;
    • (EF05CI05): Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
  • Ensino Fundamental — Ano 6: —
  • Ensino Fundamental — Ano 7:
    • (EF07CI07): Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros fatores, correlacionando essas características à flora e fauna específicas;
    • (EF07CI08): Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Ensino Fundamental — Ano 8:
    • (EF07CI09): Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde — taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras — e resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
  • Ensino Fundamental — Ano 9:
    • (EF09CI12): Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionadas;
    • (EF09CI13): Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
  • Ensino Médio:
    • (EM13CNT206): Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta;
    • (EM13CHS201): Analisar criticamente diferentes interpretações sobre a organização do espaço geográfico, considerando as relações entre os elementos da natureza e as ações humanas, e os impactos socioambientais resultantes.

Currículo Paulista

  • Ensino Fundamental — Ano 1:
    • (EF01CI01B): Identificar os modos de descarte e destinação dos objetos de uso cotidiano e como podem ser reutilizados e reaproveitados de forma consciente e sustentável.
  • Ensino Fundamental — Ano 2:
    • (EF02CI05): Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;
    • (EF02CI06): Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, além de analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
    • (EF03CI04): Identificar características sobre o modo de vida (como hábitos alimentares, reprodução, locomoção, entre outros) dos animais do seu cotidiano, comparando-os com os de outros ambientes.
  • Ensino Fundamental — Ano 3: —
  • Ensino Fundamental — Ano 4:
    • (EF04CI05): Descrever e associar o ciclo da matéria e o fluxo de energia que se estabelecem entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema;
    • (EF04CI06): Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
  • Ensino Fundamental — Ano 5:
    • (EF05CI03): Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico;
    • (EF05CI05): Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
  • Ensino Fundamental — Ano 6: —
  • Ensino Fundamental — Ano 7:
    • (EF07CI07): Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura, entre outros fatores, correlacionando essas características à flora e fauna específicas;
    • (EF07CI08): Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Ensino Fundamental — Ano 8:
    • (EF07CI13B): Identificar, avaliar e discutir as ações humanas responsáveis pelo aumento artificial do efeito estufa a fim de planejar e comunicar propostas para a reversão ou controle desse quadro;
    • (EF07CI09): Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, análise e comparação de indicadores de saúde — taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica, entre outras — e resultados de políticas públicas destinadas à saúde.;
    • (EF08CI16): Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental, a partir da identificação e análise de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
  • Ensino Fundamental — Ano 9:
    • (EF09CI13): Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
  • Ensino Médio:
    • (EM13CNT106): Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais;
    • (EM13CNT203): Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros);
    • (EM13CNT206): Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  • Ensino Fundamental I:
    • Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos;
    • Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    • Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
    • Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
    • Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Ensino Fundamental II:
    • Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos;
    • Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    • Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
    • Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
    • Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Ensino Médio:
    • Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos;
    • Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
    • Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
    • Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
    • Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.