Victoria, Alemanha, 2015, Drama/Suspense, 140 minutos

Direção: Sebastian Schipper

Elenco: Laia Costa, Frederick Lau, Franz Rogowski, Burak Yigit, Max Mauff

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS

Contém: Drogas, Violência, Linguagem Imprópria

Áudio em alemão com legendas em português

 

Victoria é uma espanhola de Madri que está há alguns meses morando na Alemanha, trabalha em uma cafeteria e não sabe falar alemão. Durante uma noite, ela conhece Sonne e seus amigos, Boxer, Blinker e Fuss em um clube e eles a convencem de que a mostrará a verdadeira Berlin, e assim ela passa os acompanhar em sua bicicleta pela madrugada.

Instantaneamente ela sente uma conexão com aquele grupo, apesar de nunca ter tido muitos amigos a vida toda, o que nos ajuda a entender a sua reação. Essa ligação se dá principalmente com Sonne e ela passa a confiar e aceitar o que eles falam, porém, sem ter a noção que essa interação irá mudar sua vida. Por impulsividade ela aceita ajudá-los a pagar uma dívida que Boxer havia feito em um tempo sombrio que viveu. O plano era simples e ela só teria que ser a motorista, mas não foi isso que aconteceu.

Um filme com mais de cinco premiações e uma delas como melhor filme do cinema alemão. Filmado apenas em um plano sequência, ou seja, sem cortes e sem montagens, o quarto longa do diretor Sebastian Schipper que resolveu radicalizar com suas duas horas nesse formato, Victoria flui e te tira o fôlego, te deixa vidrado, angustiado e maravilhado a cada minuto assistido.

Victoria é sobre liberdade, sobre errar e sobre as consequências dos erros, sobre juventude e sobre aventura, sobre se entregar a intensidade da vida, mas principalmente sobre seguir em frente.

Keila Araujo