VERÔNICA

Idem, Brasil, 2009, Drama, 90 minutos

Direção: Maurício Farias

Elenco: Andréa Beltrão, Marco Ricca, Matheus de Sá, Giulio Lopes, Andréa Dantas

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Contém: Violência

Onde encontrar: YouTube

Filme dramático que envolve bastante perseguição, fuga e adrenalina aliados a momentos de pura tensão para o espectador. Trata-se de uma obra que conta uma história a qual podemos facilmente nos identificar, tendo em vista que aborda a luta e a dificuldade que uma professora passa para resolver cada um dos problemas que aparecem a sua frente tanto na abertura da obra, quando nos é apresentada sua vida e seus problemas diários, quanto no restante da trama, que se desenrola a partir de uma premissa plausível para a sua realidade e que ao mesmo tempo, se torna surreal, enquanto vemos o desenvolvimento da personagem. O filme se passa no Rio de Janeiro, em um contexto em que o tráfico de drogas se faz muito presente na humilde comunidade em que Verônica vive.

Logo na introdução do filme, vemos a influência do narcotráfico na vida das pessoas em uma favela do Rio de Janeiro. Isso se dá quando um dos traficantes pede para que chamem um dos moradores. Trata-se de Rui, pai de Leandro, que se despede do filho entregando-lhe um pendrive logo pela manhã, quando o garoto está prestes ir para a escola. Depois de sua mãe levá-lo para a escola e voltar para casa, conhecemos a protagonista da trama, a professora do ensino público infantil Verônica, que está passando por um difícil divórcio e que também está necessitando de dinheiro para pagar a cirurgia de sua mãe, que está hospitalizada. Após algum tempo depois da aula acabar e notando que ninguém apareceu para buscar Leandro na escola, Verônica se prontifica a levá-lo para casa. Ao chegar lá, ela descobre que os pais dele foram assassinados e que o menino corria grande perigo. Ela decide então fugir com ele para protegê-lo ao mesmo tempo em que precisa obter informações para entender a situação e buscar ajuda com pessoas de confiança.

Assim, o filme apresenta sua narrativa de maneira completamente clara e linear, não apresentando quaisquer dificuldades para sua compreensão e que acaba por construir uma história convincente, realista, intrigante e, por consequência, muito atrativa.

Por fim, pode-se comentar que o filme obteve o prestígio de receber o Prêmio de Melhor Filme da Juventude pela 32ª Mostra de Cinema de São Paulo, Prêmio de Melhor Filme Juri Popular pelo III Cine Fest Brasil Canudos, além de ter sido indicado ao prêmio de Melhor Atriz pelo Grande Prêmio Cinema Brasil e pelo Prêmio Contigo de Cinema, onde também foi indicado como Melhor Filme.

Thiago Freire Nascimento