Trilha da Natureza da UFSCar

A Trilha da Natureza está localizada dentro de uma área de reserva da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O percurso da trilha é de aproximadamente 2 km, a caminhada é acompanhada por monitores que incentivam os visitantes a perceberem o ambiente utilizando os cinco sentidos e estimulam a curiosidade sobre aspectos da fauna, da flora e da ecologia do cerrado, incluindo espécies nativas e exóticas, além da importância da sua conservação, mostrando a relação do ser humano com o ambiente em que ele vive.

Nesta trilha, observa-se além do Cerrado, uma área de nascente represada, onde é possível observar a vegetação típica de brejo, um córrego protegido por Mata Galeria, um campo sujo com braquiária e vizinhanças com forte influência antrópica.

Nesta trilha o contato com a natureza é estimulado, tendo como um dos principais objetivos a sensibilização dos visitantes para com o meio ambiente, sobretudo o cerrado.

Regras e Orientações

  1. A confirmação da visita dependerá do devido preenchimento da ficha de inscrição pelo professor que acompanhará a turma.
  2. O professor é responsável pela disciplina dos alunos. O monitor tem autorização para interromper a visita parcialmente ou por completo se considerar necessário.
  3. A capacidade máxima de atendimento é de 40 alunos, que preferencialmente deverão estar cursando a mesma série ou séries consecutivas.
  4. Por motivo de segurança, os participantes deverão trajar roupa apropriada e confortável: boné, camiseta, calça comprida e sapato fechado.
  5. É necessário que os visitantes tragam água e lanche.

Observações

  • Para aprimorar o nosso trabalho, é muito importante que o professor preencha a ficha de avaliação da visita que será encaminhada pela equipe responsável.
  • A visita é acompanhada por monitores do CDCC, responsáveis pela abordagem dos conteúdos e pelas atividades/dinâmicas. Os monitores são convocados especialmente para atender cada visita, no horário e cronograma acertados. Atrasos e alterações do programa feitos de última hora poderão comprometer a atividade.

Agendamentos

Para maiores informações e agendamento, entrar em contato com Edson, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12:00h e das 13:30h às 17h00 pelo telefone (16) 3373-8694 ou pelo email visitas@cdcc.usp.br.

Para a confirmação do agendamento é necessário o envio da ficha de inscrição devidamente preenchida pelo professor que irá acompanhar a turma.