Dia 21 de março de 2020, às 20 horas

Taxi Driver, EUA, 1976, Drama, 114 minutos
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd

 

Aos olhos de Travis Bickle, a decadente Nova York dos anos 70 era ainda pior que na realidade. O lixo se espalhava pelas ruas, a criminalidade era tão comum quanto a fumaça que saia dos bueiros e as pessoas haviam se tornado algo que representava o oposto ao sonho americano, elas eram parte do lixo não recolhido. E é perto deste personagem que o filme coloca seus espectadores, um lugar incômodo que força uma empatia com Travis; apesar de opiniões e posicionamentos daquele que o assiste.
Travis trabalha como taxista, maneira pela qual ele tenta superar a insônia. Nos tempos livres ele assiste TV e frequenta cinemas de filmes adultos, as únicas formas de entretenimento que ele conhece. Suas viagens pela cidade o escancaram como um indivíduo patologicamente solitário e afundado na monotonia. Mas a rotina se quebra quando ele conhece Betsy e Iris. A primeira trabalha no comitê eleitoral de Palantine, candidato à presidência, e a segunda é uma prostituta de 12 anos que tem como cafetão Sport. Ambas se tornam objetos de obsessão do protagonista e por meio delas ele acha um propósito, salvá-las desse mundo que ele enxerga como imundo.
Nessas missões de resgate ele transforma suas tormentas em violência, trilhando um caminho onde ele próprio se coloca no lugar de herói, se iludindo que está lutando de novo pelo seu país, como uma vez o fez no Vietnã. Taxi Driver é uma obra-prima do cinema, sendo, em seu lançamento, reconhecido como tal e assim vencendo vários prêmios, entre eles a Palma de Ouro, o grande prêmio do Festival de Cannes.

Lucas H. Sant’Anna

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Linguagem Obscena, Assassinato, Agressão Física, Prostituição

 

TRAILER