Seleção para participação em Consórcio Acadêmico para Excelência do Ensino de Graduação

O Consórcio visa o fornecimento de subsídios à formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza da USP no que tange à atuação em espaços de educação não formal. A equipe de docentes é composta por: Cibelle Celestino Silva; Marcelo Pereira; Marcelo Tadeu Motokane; Nelma Regina Segnini Bossolan; Salete Linhares Queiroz; Vânia Galindo Massabni.

Confira o edital abaixo ou clique aqui para fazer download do pdf.

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUANDOS DA ESALQ OU CENA/USP e FFCLRP/USP PARA PARTICIPAÇÃO DO CONSÓRCIO ACADÊMICO PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO – 2021

Título do projeto- Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP): parceria entre espaços formais e não formais na formação de professores

O presente Consórcio Acadêmico para Excelência do Ensino de Graduação, cujas atividades serão realizadas no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC-USP), envolve docentes do Instituto de Física de São Carlos, Instituto de Química de São Carlos, Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, tendo vigência no período de abril a dezembro de 2021.

O consórcio visa fornecer subsídios à formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza da USP no que tange à atuação em espaços de educação não formal. Para tanto, os licenciandos, em um projeto de imersão na docência, irão vivenciar formas de contextualizar o conhecimento de áreas distintas, com abordagem interdisciplinar, a partir do uso de cinco cenários/exposições existentes no CDCC: Quintal Agroecológico; Jardim da Percepção; Exposição Bicho: Quem te viu, quem te vê!; Espaço da Física e Observatório Dietrich Schiel.

Este edital visa à seleção de dois (2) pós-graduandos para atuar no Consórcio, sendo:

1 bolsista para a ESALQ/USP (Piracicaba)

1 bolsista para a FFCLRP/USP (Ribeirão Preto)

No âmbito do projeto, o bolsista atuará especificamente com as Licenciaturas em Ciências Agrárias e Biológicas (ESALQ), Licenciatura em Ciências Exatas (IQSC/IFSC/ICMC) e Licenciatura em Ciências Biológicas (FFCLRP). Deve ter conhecimentos sobre planos de aula e regências na educação básica para colaborar na orientação e acompanhamento dos licenciandos, auxiliar em atividades didáticas programadas pela equipe, responsabilizar-se pela organização de materiais entregues pelos alunos, apoiar o projeto, com ferramentas tecnológicas, e promover a articulação entre as Licenciaturas envolvidas e as escolas dos municípios do edital (Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto), entre outras. O pós-graduando deve atuar no ensino, pesquisa ou extensão na área de educação e/ou ensino de Ciências para estar apto às atividades requeridas no Consórcio, possuindo conhecimentos teórico-metodológicos sobre ensino para condução das atividades. Só serão aceitos pós-graduandos vinculados aos programas ou linhas de pesquisa de programas da USP com a área de educação e/ou ensino de Ciências e formado em cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas ou afins).

Para inscrição, devem ser consideradas as condições estabelecidas a seguir:

1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 Finalidade do Edital 

A presente chamada pública tem por finalidade realizar a seleção de pós-graduandos que estejam regularmente matriculados em curso de Mestrado e Doutorado na USP, que tenham concluído a Licenciatura e com experiência na área de ensino de Ciências

Os pós-graduandos atuarão no apoio às ações formativas dos discentes selecionados, organizando e desenvolvendo as atividades conforme orientações do Consórcio Acadêmico para Excelência do Ensino de Graduação da USP.

1.2 Requisitos para participação

1.2.1 São requisitos para participação:

  1. Estar regularmente matriculado/a nos cursos de pós-graduação da USP (Mestrado ou Doutorado) desenvolvendo pesquisa na área de ensino;
  2. Ser aprovado/a em processo seletivo realizado pela USP;

III Declarar possuir disponibilidade semanal para cumprir o total de 20 horas semanais ao longo dos meses de vigência do Consórcio.

1.3. Vagas, classificação, vigência e valor da bolsa

1.3.1 O Consórcio oferece duas vagas, sendo uma para a ESALQ/USP (Piracicaba) e outra para a FFCLRP/USP (Ribeirão Preto), sendo os bolsistas orientados pela Profa Dra Vânia Galindo Massabni e pelo Prof..Dr Marcelo Tadeu Motokane, respectivamente. Será divulgada lista de aprovados. O primeiro classificado será chamado para a vaga, sendo que os demais aprovados comporão o cadastro de reserva válido até o final do projeto (dezembro de 2021).

1.3.2 Vigência da bolsa: 17 de abril a 17 de dezembro de 2021.

1.3.3 Valor da bolsa: R$ 1.400,00

1.4 Atribuições dos pós-graduandos

  1. Organizar, sob orientação, as ações dos discentes, com o objetivo de aprimorar o ensino de Ciências na USP e valorizar a relação entre os espaços formais e não formais de educação;
  2. Colaborar no alcance deste objetivo por meio das seguintes atividades:
  3. a) articular o projeto às disciplinas de graduação envolvidas;
  4. b) planejar e realizar visitas presenciais (caso as condições sanitárias permitam) e/ou virtuais aos espaços, elaborando e acompanhando o preparo de materiais;
  5. c) apoiar as atividades desenvolvidas pelos docentes no projeto, como aulas, preparo de material para curso, reuniões e outras ações do Consórcio;
  6. d) agendar e supervisionar atividades com licenciandos, por meio de reuniões e outras ações e mediar interações entre alunos e servidores técnicos administrativos do CDCC envolvidos nas atividades;
  7. e) acompanhar, orientar e receber relatórios, recursos didáticos, planos de aula e materiais elaborados pelos discentes selecionados para o projeto, zelando pela qualidade destes e sua articulação ao CDCC e às disciplinas de graduação envolvidas;
  8. Elaborar um acervo virtual do projeto e organizar os materiais para o acervo;

III. Cumprir a carga horária estabelecida, incluindo auxílio eventual aos sábados;

  1. Facilitar o uso de ferramentas tecnológicas, recursos virtuais e aplicativos no projeto bem como a comunicação (email, entre outros) e divulgação em mídias;
  2. Registrar as atividades em relatórios ou portfólios a serem entregues em prazos estabelecidos pela Coordenação do Consórcio.

1.5 Das atividades

As atividades do Consórcio terão início no dia 17/4/2021 (sábado) com um encontro remoto, de participação obrigatória, em horário e link a serem informados posteriormente aos selecionados, por meio do site do CDCC (www.cdcc.usp.br).

Encontros presenciais estão previstos, intercalados por reuniões coletivas remotas para desenvolvimento das atividades. Devido às medidas de prevenção ao COVID-19, podem ocorrer alterações na programação a seguir:

  • 17/04/2021 (9h às 12h): encontro remoto, de participação obrigatória, para esclarecimentos sobre os objetivos do Consórcio e desenvolvimento das atividades; oferecimento do primeiro módulo teórico: “Organização e Funcionamento de Espaços Não Formais (CDCC como foco de discussão)”.
  • 18/04/2021 a 21/05/2021: imersão de forma remota dos licenciandos nos cinco cenários/exposições mencionados anteriormente, tendo em vista o planejamento das Sequência Didáticas Investigativas (SDI) neles/nelas baseadas; familiarização dos licenciandos com o CDCC, a partir de entrevistas remotas com os gestores e funcionários.
  • 22/05/2021 a 12/06/2021: para subsidiar a construção e aplicação das SDI, os docentes ministrarão módulos sobre o assunto, de forma remota, em duas aulas aos sábados (22/05/2021 e 12/06/2021), período matutino, caso as restrições da pandemia persistam. Caso contrário, uma das aulas ocorrerá de forma presencial e serão programadas visitas para que os cenários/exposições, já estudados de forma remota, possam ser conhecidos presencialmente. Os módulos teóricos ministrados no período são “Sequências Didáticas Investigativas (SDI) na perspectiva da Alfabetização Científica I e II”.
  • 13/06/2021 a 25/07/2021: munidos da fundamentação teórica oferecida nos módulos, serão feitas escolhas, por parte dos licenciandos, do cenário/exposição a investigar e que servirão de base para a construção das SDI. Ciente dessas escolhas, os professores dividirão os alunos em grupos. Cada grupo formado será supervisionado de forma remota por um dos professores.
  • 09/08 a 15/10/2021: supervisão remota dos grupos para elaboração das SDI.
  • 16/10/2021: apresentação presencial das SDI no CDCC, com acompanhamento de todos os docentes. Em seguida, seleção de SDI que serão aplicadas junto a alunos da Educação Básica, em visita ao CDCC ou de forma virtual.
  • 17/10/ a 12/11/2021: aplicação das SDI na Educação Básica.
  • 16/11/ a 15/12/2021: reuniões, sendo uma presencial, para avaliação do processo de aplicação das SDI.

2 CRONOGRAMA

Calendário do processo seletivo 
Período de inscrição 10 a 15/4/2021
Análise dos documentos dos inscritos pela equipe do Consórcio e divulgação do resultado final 16/4/2021
Início das atividades 17/4/2021

3 INSCRIÇÕES 

3.1 A inscrição consiste no encaminhamento do questionário preenchido com os dados solicitados

Link para o questionário: https://forms.gle/3HajWtnH4jHUQDJ9A

3.2. As inscrições não recebidas a tempo serão desconsideradas, podendo haver prorrogação de prazo caso não se tenha aluno aprovado, à critério da equipe docente.

3.3 Não serão aceitas inscrições realizadas por qualquer outro meio, tampouco fora dos prazos previstos no item 2 deste Edital.

3.4. Documentos necessários para inscrição

  1. Questionário preenchido

3.5 Documentos necessários para assumir a vaga (entregue após seleção, por email a ser informado oportunamente):

  1. Histórico escolar atualizado, comprovando vinculo com educação/ensino de Ciências em curso de pós- graduação da USP;
  2. Cópia do diploma de Licenciatura na área das Ciências;

III. Comprovante de experiência didática em Ciências com o ensino básico, tais como: projeto atual ou anterior de pesquisa ou extensão na área; professor(a) de Ciências ou área afim no Ensino Fundamental ou Médio; estágio, monitoria ou trabalho de conclusão de curso na graduação com educação/ensino de Ciências; projeto de extensão com educação/ensino de Ciências e bolsa de atuação como monitor- bolsista na Licenciatura.

4 ANÁLISE E SELEÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS

4.1. O processo de seleção será realizado pelos docentes orientadores (item 1.3.1), mediante a análise das respostas ao questionário, que resultará numa lista de aprovados para atuação no Consórcio.

4.2 Equipe docente do projeto (professores USP):

Nelma Regina Segnini Bossolan

Marcelo Tadeu Motokane

Cibelle Celestino Silva

Marcelo Pereira

Vânia Galindo Massabni

Salete Linhares Queiroz

5 RESULTADO DO JULGAMENTO

O resultado do processo seletivo será́ divulgado na página do CDCC/USP e também no email dos inscritos.

6 DISPOSIÇÕES FINAIS

Esclarecimentos a respeito deste Edital, encaminhar email para os professores orientadores: Vânia Galindo Massabni (massabni@usp.br) e Marcelo Tadeu Motokane (mtmotokane@ffclrp.usp.br)

 

São Carlos, 10 de abril de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top