Richard III, Reino Unido, 1955, Drama, 161 minutos.
Direção: Laurence Olivier
Elenco: Laurence Olivier, Cedric Hardwicke, Ralph Richardson, Claire Bloom, John Gielgud
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Diálogo Adulto
Áudio original em inglês, legendas em português
Com o mesmo nome do drama histórico de Shakespeare, Ricardo III de Laurence Oliver, é o terceiro trabalho do diretor recontando de forma cinematográfica os clássicos deste grande escritor e com certeza uma das mais fiéis e incríveis adaptações da obra.
Utilizando-se do texto original, com pouquíssimas alterações, o filme narra o fim da Guerra das Duas Rosas, a ascensão maquiavélica de Ricardo III ao trono e sua queda, mantendo o charme teatral da obra original, tanto na fidelidade com o texto, quanto na atuação, a forma com que os personagens interagem com a câmera e as transições contínuas e sutis de cena.
O filme é repleto de visuais fantásticos, desde nos cenários, nos figurinos de alto contraste dos personagens, até na forma com que a cinematografia ajuda na construção da história. O filme utiliza técnicas modernas até para os dias de hoje, como nas sombras dos personagens refletindo suas intenções malignas ou na cena inicial do filme, onde o ângulo de câmera e o cenário são utilizados para alegoricamente coroar o protagonista, revelando dessa forma suas intenções e o grande conflito inicial da trama.
O filme não é nada menos que genial, desde na atuação de Laurence (que também dirige o filme), como Ricardo III, que concorreu ao prêmio de melhor ator, até na forma fiel e mesmo assim inovadora com que o texto original é lidado. Mesmo sendo uma das adaptações menos reconhecidas do diretor, ainda sim é um clássico que vale a pena ver para fãs novos e antigos da obra original. Um casamento perfeito de teatro e cinema.
Vinícius Marcatti