Você está visualizando atualmente Relação entre Shakespeare e Astronomia é abordada em palestra no Observatório

Relação entre Shakespeare e Astronomia é abordada em palestra no Observatório

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Evento acontece no sábado, 27 de janeiro, e faz parte da programação “Sessão Astronomia: vale a pena ver de novo”

O tema da Sessão Astronomia da semana é “Shakespeare e as Luas de Urano”.  A palestra acontecerá às 19 horas do sábado, 27 de janeiro, no Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural do CDCC-USP. O palestrante será Felipe Hencklain, da própria equipe do Observatório. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

Esse evento faz parte da programação “Sessão Astronomia: vale a pena ver de novo” que, ao longo de janeiro e fevereiro, fará novas edições de algumas palestras dadas em 2023.

Sinopse da palestra

É possível se aventurar no mundo da Literatura e da Arte estudando Astronomia? A Sessão Astronomia deste sábado mostrará que sim. Desde que Urano foi descoberto, em 1781, foi estabelecido pela comunidade astronômica que as suas luas receberiam nomes de personagens clássicos da Literatura, em especial os das peças de um dos escritores mais influentes da História, William Shakespeare. É partindo dessa premissa que o palestrante buscará introduzir o público tanto a temas da Astronomia quanto à vasta obra de Shakespeare.

Sobre a Sessão Astronomia 

Desde 1992, o Observatório Dietrich Schiel tem um programa de palestras ministradas pelos membros de sua própria equipe e convidados. Os objetivos são aprimorar as habilidades de comunicação e de divulgação científica dos monitores do Observatório e levar informação atualizada ao público numa linguagem acessível e descontraída. A preparação de cada “Sessão Astronomia”, ou seja, de cada uma das palestras, é supervisionada por um profissional da área de Astronomia e a apresentação pública é precedida por uma apresentação para membros da equipe.

Recomendações e avisos para a participação na atividade

1) a palestra acontece antes do horário de observação do céu, que começa às 20h (dependendo de condições meteorológicas favoráveis); os participantes interessados podem seguir para essa segunda atividade após a conclusão da palestra;

2) o número máximo de participantes para o evento é de 40 pessoas; a depender do número de interessados, poderão ser distribuídas senhas para a palestra, entregues por ordem de chegada;

3) a classificação indicativa é livre para todos os públicos, embora o conteúdo da palestra tenha sido pensado para pessoas com 14 anos ou mais.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9191
www.facebook.com/cdcccda
www.instagram.com/cdcc.ods

O que: Sessão Astronomia – tema da palestra “Shakespeare e as Luas de Urano

Quando: Sábado, 27 de janeiro, às 19 horas

Onde: Anfiteatro do Observatório, localizado na Área 1 da USP de São Carlos. Acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.