Parceria em projeto que envolve educação ambiental reúne CDCC, FESC e outras instituições

O projeto busca aprofundar diagnóstico socioambiental de São Carlos e suas bacias hidrográficas

O projeto “Criação de Espaços Permanentes de Saúde e Educação Ambiental no Município de São Carlos”, iniciado em janeiro, terá 12 meses de duração. É fruto da parceria entre a Fundação Educacional de São Carlos (FESC) com o Centro de Divulgação Científico e Cultural (CDCC-USP), a Secretaria Municipal de Educação (SME-SC) e o Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar. A equipe responsável conta com parceiros, especialistas e estagiários da área ambiental.

Ricas experiências de educação ambiental já foram colocadas em prática anteriormente na cidade como iniciativa de diversas organizações, como universidades, associações de bairro, ONGs ambientalistas, lideranças comunitárias, coletivos educadores e, gestão pública municipal. Partindo desse histórico de ações, o projeto buscará, inicialmente, aprofundar o diagnóstico socioambiental de São Carlos e de suas bacias hidrográficas. Serão contactadas diversas instituições, representantes e lideranças comunitárias para trazer múltiplos olhares neste diagnóstico que subsidiem a realização de atividades mais coerentes e contextualizadas.

Na sequência, estão previstas diversas ações específicas, que incluem visitas à Trilha da Natureza da UFSCar; atualização e continuidade da exposição “São Carlos por suas bacias”, idealizada pelo CDCC, em formato itinerante; instalação de uma brinquedoteca na FESC, onde serão desenvolvidas atividades de sensibilização ambiental; e oficinas educativas nas escolas EMEB Angelina Dagnone e EMEB Dalila Galli. Algumas das atividades precisarão ser adaptadas ao contexto da pandemia de Covid-19, sempre tendo em vista a segurança dos participantes.

Sobre a imagem: Visita da equipe ao CDCC para planejamento da produção e aquisição de materiais didáticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top