Painel 2 – Cerrado

Cerrado


RICO MOSAICO DE BIOMAS

O Cerrado não possui uma única fitofisionomia, mas várias! É um domínio extremamente heterogêneo e complexo.

A fitofisionomia é a paisagem geral da vegetação. O Cerrado apresenta formações campestres, savânicas e florestais, variando em densidade de vegetação, proporção de gramíneas, arbustos, árvores, etc.


FLORESTA INVERTIDA

Você sabia? A vegetação do Cerrado é adaptada para absorver água do lençol freático, já que este domínio passa por um intenso período de seca.

Autor: Gabriela

Por esta razão, as raízes da vegetação do Cerrado são muito profundas, atingindo até 20 metros de comprimento. É daí que vem a expressão “floresta invertida”.


O FOGO E O CERRADO

O fogo natural ocorre no Cerrado devido aos raios durante o período chuvoso. Não se preocupe! Este tipo de fogo não é prejudicial ao Cerrado.

Por outro lado, os grandes incêndios provocados pela ação humana durante a estação seca são prejudiciais, podendo provocar desmatamento e morte de muitos animais.


BIODIVERSIDADE


AMEAÇA À BIODIVERSIDADE: INVASÃO BIOLÓGICA

O Cerrado sofre com a invasão por espécies de plantas que foram trazidas de outras regiões e introduzidas no ambiente pelos seres humanos para forragem de pasto.

As plantas invasoras se espalham rapidamente, competindo com a vegetação nativa e prejudicando o equilíbrio do ecossistema.


ONDE TEM CERRADO EM SÃO CARLOS?

Você sabia que cerca da metade da área do município de São Carlos era ocupada por Cerrado? Veja mais no painel sobre a paisagem de São Carlos!

Hoje em dia, na área urbana, restam apenas alguns fragmentos deste domínio em bairros como Cidade Aracy, Novo Horizonte, Embaré, Bosque São Carlos e Samambaia.

Será que a vegetação original do local onde sua escola está localizada era de Cerrado? E a do local onde você mora?

Para responder essas perguntas, basta observar o solo na região. O solo do Cerrado é arenoso, com baixo teor de matéria orgânica (ou seja, não é muito escuro) e é geralmente amarelado ou avermelhado.


TRILHA DA NATUREZA

Esta visita é coordenada pelo Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), que atende o público geral, e pelo CDCC, que organiza as visitas escolares.

Saiba mais acompanhando a página da Trilha da Natureza no Facebook (facebook.com/TrilhaDaNaturezaUfscar) ou checando a página sobre as visitas monitoradas realizadas pelo CDCC (cdcc.usp.br/visitas-monitoradas/).