I girasoli, Itália, 1970, Drama/Guerra, 107 minutos
Direção: Vittorio De Sica
Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Lyudmila Savelyeva
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Diálogo adulto
Áudio em italiano com legendas em português
Começamos o filme conhecendo um casal apaixonado, Giovanna e Antônio, que estão na Itália no período da Segunda Guerra Mundial. Ele está servindo como soldado e já irá partir para a África.
Antônio sempre teve aversão ao casamento, porém concorda em se casar quando Giovanna propõe que isso o dará 12 dias a mais antes de partir. Então ele parte e mesmo estando apaixonados nada garante que ficará tudo bem, já que muitas vezes nem os maiores amores superam os horrores da guerra.
Anos se passam, a guerra acaba e os italianos retornam da Rússia e com isso Antônio é dito como desparecido, porém Giovanna está empenhada em encontrar o marido, pois tem certeza que ele está vivo.
Então, na Rússia, onde ela decide ir procurá-lo, são mostradas várias paisagens que nos fazem refletir, como principalmente um campo de girassóis que tem uma história de que aquelas belas flores foram plantadas sobre milhares de corpos , resultados do final da Guerra, o que remete ao nome do filme.
Depois de muito procurar, Giovanna tem uma grande decepção, voltando para a Itália no primeiro trem que avista.
Com uma fotografia belíssima que compõem as paisagens da Rússia, que até então eram pouco vistas em produções ocidentais, com uma indicação ao Oscar de Melhor música e com um David di Donatello, uma premiação italiana, de Melhor Atriz para Sophia Loren, Os Girassóis da Rússia é um filme que definitivamente vale a pena.
Keila Araujo