O ÚLTIMO METRÔ

Dia 28 de março de 2020, às 20 horas

Le Dernier Metro, França, 1980, Drama, 128 minutos
Direção: François Truffaut
Elenco: Gerard Depardieu, Catherine Deneuve, Jean Poiret


De maio de 1940 a dezembro de 1944 a França viveu sob a ocupação da Alemenha Nazista e é nesse período que se passa a história de O Último Metrô. O Teatro Montmartre está se preparando para uma nova peça logo após seu antigo diretor e proprietário, Lucas Steiner, ter fugido do país por conta da sua descendência judaica. Os judeus estão banidos de qualquer meio cultural, todas as obras artísticas devem passar previamente por censores e, nos meios de comunicação, a mentira é propagada; é nesse cenário que Marion Steiner, esposa de Lucas, conduz a administração de seu teatro. Dentro da peça ela será uma das protagonistas e fará par com Bernard Granger, um jovem ator que secretamente é membro da resistência ao regime.
Um romance se desenvolve entre Marion e Bernard, mas muitas coisas se escondem por baixo desse teatro. Na tela não aparece mortes, guerra ou miséria; apenas o preconceito instituído e por muitos não questionado, somente as cicatrizes de uma sociedade de onde algumas vozes cooperaram com a trágica subjugação de seus compatriotas, só uma Paris onde “os teatros estão lotados, mas as prisões também estão”.
As tensões do período são abordadas no íntimo da produção teatral e dentro desse ambiente é apresentado relações humanas que se curvam, concedem e atuam para aqueles que detêm o poder. Esse é o filme sobre uma França ocupada pelo autoritarismo. Uma França onde pessoas de ideias fracas ascendem e começam a dirigir o país, onde a cultura é produzida sob o medo e fingir é sobreviver. Onde todos seus habitantes são atores trabalhando por um pedaço de pão.

Lucas H. Sant’Anna

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 ANOS
Contém: Diálogo adulto

TRAILER