Wo Hu Cang Long, China, 2000, Aventura, 120 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos

Contém: Violência

Onde encontrar: Netflix

Como indicação do cinema chinês, destacamos a obra O tigre e o dragão, do diretor Ang Lee. O filme traz um roteiro simples, mas coeso e que consegue entregar muito bem a proposta inicial, que é tratar, de maneira profunda, o tema da igualdade.

A história nos apresenta Yu Chu Lien, uma mulher que tem como missão entregar a espada verde de seu antigo dono, Li Mu Bai ao senhor Sir Te. Ao fazer isso, Lien conhece Jen, a filha de uma rica família que se encontra em um casamento arranjado pelo seu pai. Logo nos primeiros momentos do filme, a espada é roubada dos aposentos de seu novo dono e Lien persegue o ladrão. Após uma luta sufocante, com expressivas técnicas de artes marciais envolvidas, o ladrão mascarado consegue fugir com os espólios do roubo. A missão de Lien muda de uma simples entrega para caçar e descobrir quem é a pessoa por trás da máscara. Com o passar do tempo, os guerreiros descobrem que o ladrão é, na verdade, uma ladra, que trabalha em conjunto com a raposa de jade, uma assassina procurada a muito tempo por Li Mu Bai.

Um ponto fundamental da obra é o conceito de igualdade, onde temos duas mulheres, Lien e Jen, que se veem presas a um destino que lhes foi dado, em um lugar onde as mulheres tinham pouco (ou quase nenhum) poder de escolha. Enquanto uma se vê presa a um antigo e falecido pretendente, a outra se recusa a se casar com o homem que não ama, fazendo o que estiver ao seu alcance para fugir desse destino inaceitável.

A obra possui uma fotografia simples e bela, reproduzindo toda a beleza da época (Dinastia Ching) e, entre outros pontos marcantes da película, vale ressaltar a mensagem que o filme nos passa, toda a filosofia dos guerreiros que buscam a elevação espiritual e mental que os façam evoluir e se desprender dos problemas mundanos. Com tamanha dificuldade dos filmes chineses emplacarem na bilheteria americana pela falta de reconhecimento, o longa conseguiu quebrar essa ideia e teve a façanha de ser indicado a dez categorias do Oscar de 2001, conquistando quadro das indicações.