Das Cabinet Des Dr. Caligari, Alemanha, 1920, Terror/Suspense, 106 minutos

Direção: Robert Wiene

Elenco: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

Onde encontrar: YouTube

Situado na cidade de Holstenwall, Alemanha, O Gabinete do Doutor Caligari é um drama mudo que tem como enredo a história de Francis e a mudança que uma visita à uma atração do parque de diversões, O Gabinete do Dr. Caligari, faz em sua vida.

O filme começa mostrando um homem chamado Francis, que conta a um homem idoso uma história assustadora sobre o que aconteceu com seu amigo Alan e sua noiva Jane. Um operador de espetáculo paralelo chamado Caligari chega à feira para expor o Sonâmbulo, um homem que ele afirma estar dormindo desde seu nascimento, 23 anos atrás. Esta figura, chamada Cesare, dorme em um caixão e é alimentada à mão pelo médico de aparência maluca, que afirma poder responder a qualquer pergunta.

Francis visita o show com seu amigo Alan, que ousadamente pergunta ao doutor quando ele mesmo irá morrer e é surpreendido pelo médico que responde que ele morrerá ao primeiro amanhecer. No dia seguinte, Alan morre e a suspeita recai sobre Cesare. Francis fica vigiando a noite toda por uma janela enquanto Caligari dorme ao lado do caixão fechado. Mas na manhã seguinte, sua noiva Jane, é sequestrada. Francis então tenta resolver o mistério que envolve Cesare e o Dr. Caligari.

O Gabinete do Dr. Caligari é considerado um clássico do cinema expressionista alemão por seu estilo visual em que não apenas os personagens, mas o próprio mundo está desarticulado. Cada esquina, corredor e porta da frente têm toques sutis fora do ritmo, com nada sendo o que realmente parece. Assim, o filme discute de forma visual como a insanidade pode levar indivíduos a enxergar o mundo de maneira diferente da realidade. Nessa paisagem mental e fantasia psicológica subjetiva, o impossível se torna possível. Um filme curto e trágico com uma história interessante até para os dias de hoje. Um filme essencial para todos os amantes do cinema.

Mayara Sentalin