Idem, Brasil, 1953, Drama, 105 minutos

Direção: Lima Barreto 

Elenco: Alberto Ruschel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos

Contém: Drogas lícitas, violência, tortura

Onde encontrar: YouTube 

Essa magnífica obra premiada pelo festival internacional de Cannes retrata a vida dos cangaceiros no Nordeste do Brasil. Em uma sequência de crimes pelos pobres vilarejos da região, o grupo atua acima da lei, possuindo um senso moral dúbio, ao mesmo tempo que atacam as mulheres das vilas e as marcam com ferro em brasa, acreditam que é inaceitável engaiolar pássaros.

O longa segue a história do bando do capitão Galdino Ferreira, que domina o Nordeste brasileiro causando o terror na região. Todos do grupo possuem grande respeito e admiração pelo seu capitão, agindo de tal maneira que venham a agradar seu comandante. Em um dia de seus crimes, Galdino decide sequestrar a professora Olívia, tendo em mente um bom pedido de resgate. Ao passar alguns dias, tanto Galdino quanto seu braço direito, o cangaceiro Teodoro, se vêem apaixonados pela jovem, que se torna o ponto de virada da obra, o que acaba gerando atritos entre a mulher do capitão e Teodoro, mulher essa que tem uma paixão oculta por ele.

Seguindo a estética dos filmes de faroeste estadunidense, com cenas de cavalos ao pôr do sol, e belas representações de cenário, a película entrega essa história de aventura muito bem, com excelentes diálogos, retratações da vida no sertão e as ondas de crimes que afligem o povo da região. O único ponto que deixa a desejar é o desenvolvimento romântico da obra, sendo, a meu ver, dispensável, pois retira um pouco do tom duro construído pelo longa e o transforma em mais melodramático.

Lucas Reis