Le Notti di Cabiria, Itália, 1957, Drama, 110 minutos
Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Franca Marzi, Amedeo Nazzari
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16
Contém: Violência, Diálogo Adulto
Áudio em italiano com legendas em português
As Noites de Cabíria se passa em Roma, mas não com a visão da bela cidade onde é a capital do amor para muitos, mas em um bairro periférico da cidade, onde a prostituta Cabíria mora e trabalha. Estamos em uma Roma destruída pela Segunda Guerra Mundial, tendo se passado apenas um pouco mais de uma década, tentando se reerguer e se apegando a tudo o que pode.
Esperança é o que rege o enredo do filme, a esperança que Cabíria tem de mudar de vida, de ter alguém completamente apaixonado por ela, é tudo o que ela quer e por esse motivo acaba sendo muito ingênua, o que pode ser sua única forma de sobrevivência nos horrores do mundo em que vive.
Cabíria é muito orgulhosa das suas custosas conquistas, como a humilde casa própria em que vive, e que é apenas um cômodo com janelas, e fica feliz apenas em conhecer um ator famoso, pelo simples fato de ele querer estar com ela naquele momento e não pela imensa mansão em que mora. Vemos claramente o abismo entre os miseráveis e os mais abastados, principalmente na cena em que nos deparamos com pessoas vivendo em situações piores que a de Cabíria, o que também a faz refletir.
O grande diretor Federico Fellini ganhou um merecido Oscar com o filme e Giulitta Masina ganhou como melhor atriz no Festival de Cannes pelo papel. No roteiro também está outro grande roteirista e diretor Pier Paolo Passolini que em alguns anos iria dirigir Mamma Roma, inspirado em As Noites de Cabíria.
Keila Araujo