NAS MONTANHAS DOS GORILAS

Gorillas in the Mist, EUA, 1988, Drama / Biografia, 129 minutos

Direção: Michael Apted

Elenco: Sigourney Weaver, Bryan Brown, Julie Harris

Classificação indicativa: 12 ANOS

Contém: Violência

No ano de 1966, os gorilas das montanhas estavam no caminho certo da extinção. Sendo um dos mamíferos mais isolados do planeta, a comunidade científica pouco sabia sobre esses animais, que eram foco constante de caçadores nativos. Tudo começa a mudar quando Dian Fossey aceita ajudar nos estudos dos hábitos desses primatas, mudando-se para perto deles, nas Montanhas Virunga. As dificuldades de se adaptar a um novo ambiente não são poucas, mas seu fascínio pelos misteriosos gorilas a mantém persistente em seu trabalho.

Anos se passam, Fossey já tem grande reconhecimento, assim como aprimorou seu trabalho e integrou a ele o constante combate aos caçadores. E, se por um lado sua paixão pelos gorilas aumentou, sua obsessão também, de tal forma que ela fará de tudo para protegê-los, nem que para isso tenha que deixar de lado sua humanidade. Vemos assim não apenas uma pesquisadora devota ao seu trabalho, mas uma pessoa que enxerga seu objeto de pesquisa como sua família, não podendo viver longe desses animais.

Cada cena com os gorilas é realmente maravilhosa, mas Sigourney Weaver interage de forma brilhante com esses gigantes e demonstra o quão merecido foi ter ganho na categoria de Melhor Atriz no Globo de Ouro de 1989. Ela é com certeza um dos motivos desse filme ser tão tocante, mas destacam-se também as paisagens naturais e o drama que se desenvolve entre o ser humano e outros animais, ainda mais quando sabemos que atualmente preservação desses animais está sendo garantida de forma realmente efetiva. Tudo graças aos 20 anos de esforço de Dian Fossey.

 

Lucas Henrique Sant’Anna