Você está visualizando atualmente Minicurso preparatório para OBA tem segunda parte com inscrições abertas

Minicurso preparatório para OBA tem segunda parte com inscrições abertas

Preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é oferecida gratuitamente pelo Observatório

As inscrições para o minicurso presencial preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – parte 2 – do Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP – São Carlos, estão abertas até dia 25 de abril ou até o preenchimento das 30 vagas. Não é necessário ter feito a parte 1 para participar da segunda parte do minicurso.

Programa do minicurso: ao longo das três aulas do minicurso preparatório para a OBA – parte 2, serão vistos os seguintes tópicos:

• Aula 1: O Sol e outras estrelas;
  • Aula 2: Via Láctea, outras galáxias e o Universo;
  • Aula 3: Astronáutica

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental 2 .

Duração: três semanas, de 29 de abril a 13 de maio de 2023, sempre aos sábados.

Carga horária: seis horas.

Horário: aos sábados pela manhã, das 9h às 11h.

Local do curso: dependências do Observatório Dietrich Schiel que fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos (SP), acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Inscrições: serão feitas por meio da plataforma Sympla. Você poderá obter os tickets gratuitos de 18 a 25 de abril ou até o preenchimento das vagas.

Link do Sympla para inscrições:

Caso tenha dificuldade de acesso à internet, é possível fazer a inscrição por telefone.  No entanto, será necessário fornecer um telefone e um e-mail para contato. Telefone para inscrições: (16) 3373-9191, de terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Número de Vagas: 30.

Ministrantes: membros da equipe de monitores do Observatório Dietrich Schiel.

Curso gratuito e com certificado. Será concedido um certificado de participação emitido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP para quem obtiver um mínimo de 75% de presença (presença nas três aulas oferecidas).

Legenda da imagem: aglomerado estelar aberto “Caixinha de Joias” (NGC 4755) visível nas noites de outono e inverno principalmente nas localidades do hemisfério sul da Terra. Crédito da Imagem: European Southern Observatory (ESO).

RECOMENDAÇÕES E AVISOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO MINICURSO:

1 – Não será permitida a entrada de outras pessoas além daquelas inscritas no minicurso (máximo de 30 inscritos);

2 – Como a procura pelo minicurso é grande e as vagas são poucas, pretendemos que o maior número de pessoas se inscreva e conclua o minicurso. Portanto, esteja certo(a) de que poderá frequentar o minicurso antes de se inscrever. Se você se inscrever e não comparecer a nenhuma aula, poderá ficar impedido(a) de se inscrever por pelo menos um oferecimentos consecutivo desse minicurso;

3 – Para participação no minicurso, é necessário que o(a) aluno(a) tenha autorização expressa de um dos pais ou de um dos responsáveis. Na primeira aula, será entregue para cada aluno(a) a ficha de autorização que deverá ser assinada no dia ou trazida assinada na segunda aula do minicurso;

A participação no minicurso implica na ciência e concordância com as condições acima.