Gifted Hands: The Ben Carson Story, EUA, 2009, Biografia/Drama, 86 minutos

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS

Contém: Violência, temas sensíveis

Onde encontrar: Netflix, YouTube, Google Play, Looke, Popcorn Time

Baseado em uma autobiografia de mesmo nome, Mãos Talentosas conta a história de Benjamin Carson e sua trajetória até se tornar um dos maiores neurocirurgiões pediátricos. O drama conta como o garoto enfrenta os problemas de sua infância, crescendo em meio a uma família desestruturada, pobreza e preconceito enquanto tenta melhorar suas notas e controlar seu temperamento ao seguir o sonho de ser um médico. Já adulto, assume a chefia do departamento de neurocirurgia em um dos maiores hospitais dos Estados Unidos, tentando equilibrar os problemas familiares com os casos complexos a serem resolvidos.

O filme começa contando as memórias mais antigas de Ben e os problemas enfrentados por sua família ao mudar de cidade, ressaltando o papel vital de sua mãe em sua educação. Mesmo sendo analfabeta, ela insiste que os filhos priorizem a educação e aproveitem toda oportunidade que ela não teve, ajudando Ben a expandir sua imaginação, inteligência e crença em si mesmo. Após decidir que seria um médico, o menino se esforça para melhorar suas notas e, consequentemente se torna um destaque na classe, enquanto enfrenta o preconceito sofrido por ser negro. Depois de anos e muito esforço, entra em uma das melhores faculdades de medicina do país (Yale University) e cursa sua residência em um dos maiores hospitais do mundo (John Hopkins Memorial Hospital). Após se tornar o chefe do departamento de neurocirurgia pediátrica com apenas 33 anos, é chamado para realizar uma cirurgia delicada em gêmeos siameses recém-nascidos, unidos pela parte posterior do cérebro, e com a difícil missão de manter os dois vivos após a cirurgia.

Produzido para a televisão, o drama biográfico foca nas inovações que Ben Carson trouxe à medicina nas décadas de 1980 e 1990. A cirurgia dos siameses demorou cinco meses para ser formulada, envolveu 70 profissionais e 22 horas de trabalho. Por ser um filme que não utiliza muito a linguagem médica, se torna uma ótima programação para toda a família, cativando adultos pela história biográfica e incentivando crianças a sonhar e a se esforçar por esses sonhos. Dentre as 15 nominações e 8 prêmios, foi o vencedor por filme mais inspirador para a televisão.

Mayara Sentalin