Isle of Dogs, EUA, 2018, Comédia, 102 minutos
Direção: Wes Anderson
Elenco: Luiz Carlos Persy, Koyu Rankin, Alexandre Moreno
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 ANOS
Contém: Violência
Esse filme será exibido dublado em português
Ilha dos Cachorros é um fantástico drama político, uma história sobre comunicação e identidade, que, apesar de tanta bagagem, com a magia do cinema de Wes Anderson, se transforma em um filme extremamente engraçado, para todas as idades. Tudo isso embrulhado numa carta de amor para a cultura japonesa, mas não se preocupe, os latidos foram traduzidos.
O filme conta sobre a fictícia metrópole de Megasaki que, infectada pela febre canina e liderada pelo clã Kobayashi, amantes de gatos, aprova a expulsão de todos os cachorros para a ilha vizinha, repleta de lixo e sucata. A partir daí acompanhamos Atari, que fará de tudo para se reencontrar com seu cão Spots, ao mesmo tempo, somos introduzidos cada vez mais aos emaranhados políticos do corrupto clã. A história relativamente simples é sustentada por um roteiro sincero e emotivo. Os personagens são complexos e cheios de vida, e apesar da proposta absurda, o filme captura tensão muito bem, mas claro fazendo questão de intercalá-la com momentos de pura comédia.
Como se não bastasse o roteiro, o filme é um deleite visual do começo ao fim, a animação em stop motion é caprichosa e incrível. Algumas cenas de poucos minutos ficaram meses em produção, a atenção a detalhes em todo frame é fascinante, assim como as incontáveis referências nipônicas. Kabuki, Kurosawa, Godzilla, ukiyo-e e yakuzas, o filme é recheado de odes a cultura japonesa, que mesmo para não familiarizados com tal cultura, só servem para deixar o universo do filme ainda mais vivo.
Um filme com cachorros, mas extremamente humano, divertido e inteligente na dosagem certa para agradar qualquer público. Impossível não gostar, aliás, quem não gosta de cachorros?
Vinícius Marcatti