Agência FAPESP – Um jogo educativo para computador intitulado “Floresta Virtual” foi desenvolvido pela equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC) – grupo ligado ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).
O jogo permite aos usuários se conectar com a Amazônia de forma lúdica. A floresta é explorada por meio de simulação em 3D realista, utilizando ferramentas digitais, que permitem ao visitante conhecer representantes da flora e fauna do bioma, bem como o conhecimento dele extraído por diferentes etnias dos povos originários.
O passeio em 3D é guiado por uma seta, localizada na parte superior da tela, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta. Durante a navegação, o jogador pode interagir com elementos que compõem a floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre plantas e animais que ali habitam. Ao longo do percurso o usuário poderá participar de questionários e conquistar bonificações que o estimularão a interagir com os elementos da mídia e testar os conhecimentos adquiridos.
O desenvolvimento do jogo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas, tanto de tecnologia da informação como de ciências da natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC-USP. Destinado ao público infantojuvenil, o game é indicado para ser usado nas escolas e também para entretenimento do público geral. Foi desenvolvido para ser acessado pelo navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC.
EIC e CDCC
O Espaço Interativo de Ciências (EIC) é um parceiro do CDCC. Ele foi estabelecido em 2002 em uma casa localizada ao lado do CDCC, a partir de um projeto financiado pela FAPESP (CEPID/CBME). Para o EIC, o CDCC tem sido um modelo para o desenvolvimento de materiais educativos e divulgação científica e várias atividades são desenvolvidas em conjunto.