Esta exposição tem como tema as bacias hidrográficas de São Carlos. Seu objetivo é contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o exercício da cidadania crítica e a sustentabilidade do ambiente, especificamente em relação às questões que envolvem o consumo e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

“São Carlos por suas bacias” é composta por maquetes e por uma sequência de banners contendo textos, ilustrações, fotos, mapas, imagens e depoimentos que contextualizam a ocupação urbana na perspectiva das principais microbacias hidrográficas da referida cidade: Gregório, Tijuco Preto, Medeiros, Santa Maria do Leme, Mineirinho, Água Quente, Água Fria, além das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Município (APREM) do Monjolinho e do Feijão e as sub-bacias do Quilombo e Araras que drenam os subdistritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Dessa forma, a exposição tem o intuito de proporcionar aos visitantes a identificação dos impactos causados pela ocupação humana, assim como a reflexão sobre possíveis maneiras de minimizá-los.

O PROJETO

Histórico

A exposição foi inaugurada em junho de 2018, como parte secundária de uma iniciativa mais ampla do CDCC para sensibilizar a comunidade sobre questões fundamentais como a escassez e conservação da água. A relevância da temática que aborda colocou-a em situação de protagonismo e, embora de pequeno porte, desde então, cerca de 2000 pessoas visitaram-na em eventos realizados em instituições de ensino, pesquisa e extensão, assim como em ambientes de lazer em São Carlos.

As informações contidas nos painéis da exposição foram organizadas a partir de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto “A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão”, no contexto da Difusão e Popularização da C&T, apoiado pelo CNPq.  Esse estudo que envolveu a participação de muitos profissionais e estudantes, contou com uma parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Carlos. Um dos resultados mais importantes foi a elaboração e publicação de um “Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas do município de São Carlos – SP que em breve estará disponível para a utilização nas escolas de São Carlos.

Parceiros Institucionais

Em 2019 a exposição contou com o apoio do Santander para elaboração e impressão de banners que complementam informações existentes naqueles que já compunham a exposição e que as apresentam em impressão em alta resolução. E a confecção de modelos tridimensionais das sub-bacias hidrográficas do município de São Carlos.