A Experimentoteca, desenvolvida pela equipe do Prof. Dietrich Schiel no CDCC, é um Laboratório de Ciências que pretende racionalizar o uso de material experimental, da mesma maneira que uma biblioteca pública facilita o acesso de um grande número de publicações a um público extenso, em um sistema de empréstimo sem custos para o usuário. Ela é fruto de uma discussão dos professores que participaram do 1° Simpósio de Integração Universidades – Escolas de Ensino Fundamental e Médio, que aconteceu em 1979, em São Carlos. Sua concepção baseou-se nas necessidades que esses professores sentiam de atividades experimentais na sala de aula.

A Experimentoteca é composta por 102 conjuntos temáticos (64 para o Ensino Fundamental e 38 para o Ensino Médio) nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química. Cada conjunto é formado por 10 exemplares do mesmo experimento, de modo que possa ser usado por 10 grupos de alunos simultaneamente, sem a necessidade de laboratórios ou de qualquer infraestrutura especial. Os temas abordados abrangem grande parte do conteúdo de Ciências dos Ensinos Fundamental e Médio.

Os conjuntos para o Ensino Fundamental foram desenvolvidos entre 1984 e 1989, utilizando recursos do PADCT do Banco Mundial. Entre 1990 e 1995, com o apoio financeiro da Fundação Vitae, o programa foi disseminado para trinta e uma universidades, centros e museus de ciências em diversos estados brasileiros. Entre 2003 e 2005, foram desenvolvidos os conjuntos para o Ensino Médio nas áreas de Física, Química e Biologia, além dos conjuntos para o Ensino Fundamental e Médio na área de Matemática. O desenvolvimento contou com o financiamento do CNPq, o que permitiu a construção e distribuição da Experimentoteca do Ensino Médio para sete universidades, centros e museus de ciências, além dos conjuntos de Física para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.