Experimentação no Ensino de Ciências II

Responsáveis: Angelina Sofia OrlandiAntônio Carlos de Castro e Silvia Aparecida Martins dos Santos

Objetivos

Fornecer subsídios ao professor para a concepção, elaboração e avaliação de sequências didáticas de natureza experimental pautadas em abordagem investigativa, levando em conta os conhecimentos adquiridos na disciplina Experimentação no Ensino de Ciências I.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura e discussão de textos, oficinas experimentais e de discussão das propostas das sequências didáticas e seminários.

Conteúdo Programático

  • Atividades experimentais investigativas: princípios, objetivos e procedimentos.
  • Experimentoteca do CDCC: possibilidade de uso no delineamento de atividades experimentais investigativas.
  • Planejamento, construção e avaliação de sequências didáticas de natureza experimental pautadas em abordagem investigativa.

Bibliografia

ALEIXANDRE, M.P.J.; OTERO, J.R.G.; SANTAMARIA, F.E.; MAURIZ, B.P. Actividades para trabajar el uso de pruebas y la argumentación em ciencias. Santiago de Compostela: Danú, 2009.

CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. “Oficinas temáticas no ensino público: formação continuada de professores” coordenação de Maria Eunice Ribeiro Marcondes. São Paulo: FDE, 2007.

TOMAZELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO; SCHIEL, DIETRICH (org.). O livro da experimentoteca. V. 2. São Paulo: CDCC/USP, 2000.