Ensaio sobre a Cegueira

Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008, Drama, 121 minutos

Direção: Fernando Meirelles

Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga

Classificação indicativa: 16 anos

Contém: Relações íntimas, Assassinato e Estupro

Onde encontrar: Looke, NOW

 

A última indicação deste mês é Ensaio Sobre a Cegueira, filme baseado no livro homônimo do escritor português José Saramago. Na história, a epidemia é utilizada para criação de contexto único, em que a natureza humana se mostra quando as aparências se vão. Um longa realmente chocante e sensível.

Em alguma cidade do mundo, um surto de “cegueira branca” leva diversas pessoas a perderem sua visão, que é substituída por um véu branco. Rapidamente essa nova doença toma conta do país e a civilidade rui com a civilização. É nesse contexto que acompanhamos diversos personagens que são contaminados e levados pelo Estado para uma quarentena em hospital psiquiátrico abandonado. A única que ainda mantêm sua visão é esposa de um médico, mas as coisas não serão mais fáceis para ela, afinal terá que ver o atrofiar da sociedade, ou apenas aquilo que o ser humano sempre fez quando ninguém estava vendo.

A quarentena pela qual o mundo passou e ainda passa está muito distante da realidade retratada no filme, mas ainda ficam as perguntas e incertezas comuns. E o filme nos convida à reflexão, seja sobre egoísmo, empatia e afeto ou sobre a nossas responsabilidades em tempos sombrios e incertos – momento em que temos que ser mais humanos, no bom sentido da palavra.

 

Lucas Henrique Sant´Anna