EDUCAÇÃO BÁSICA – CDCC EM NÚMEROS

METAS

Empréstimo de material didático para escolas da Educação Básica.

Apoio às atividades da Educação Básica, possibilitando visitas científicas monitoradas a áreas internas e externas ao CDCC.

Desenvolvimento e produção de material instrucional para suporte à Educação Básica.

Apoio às atividades da Educação Básica, por meio de suporte escolar aos alunos em período extraclasse.

Formação continuada de professores da Educação Básica.

Suporte a alunos da Educação Básica na realização de exames seletivos para ingresso em instituições de ensino superior.

ESTRATÉGIAS

Manutenção de uma ampla gama de materiais didáticos (destaque para as caixas da Experimentoteca), de modo a que possam ser emprestados às escolas, com possibilidade de entrega e recolhimento por transporte próprio do CDCC.

Oferecimento de visitas científicas monitoradas a campo e às exposições do CDCC e Observatório, com agendamento por parte da escola.

Produção de roteiros didáticos sobre as visitas monitoradas oferecidas pelo CDCC. Produção de livro didático/atlas com base em atividades realizadas no Curso de Especialização. Desenvolvimento e produção de objetos didáticos em impressora 3D.

Oferecimento de monitorias de Matemática e Física. Oferecimento de auxílio no desenvolvimento de atividades envolvendo Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Oferecimento de atividades educativas baseadas na ludicidade. Oferecimento de minicursos com destaque a temas de Astronomia e preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Oferecimento de Curso de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Oferecimento de oficinas de curta duração.

Oferecimento de estrutura física para realização das aulas do Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas (iniciativa em parceria com o IFSC).

INDICADORES DE DESEMPENHO/2019

Número de estudantes que fizeram uso dos materiais didáticos do CDCC nas suas respectivas escolas em 2019 = 67.198

Número de estudantes que fizeram vistas científicas monitoradas em 2019 = 7.863

Número de objetos didáticos desenvolvidos em impressora 3D em 2019 = 10

Número de estudantes que foram atendidos em 2019: 3.528

Número de professores matriculados em oficinas de curta duração em 2019 e na Edição do Curso de Especialização 2019/2020 = 74.

Número de alunos da Educação Básica convocados para matrícula em 2019 no Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas = 40

INDICADORES DE DESEMPENHO/2020

Em 2020, não ocorreram, em caráter regular, aulas presenciais nas escolas da Educação Básica, o que levou à paralisação no empréstimo de materiais didáticos.

Número de estudantes que fizeram vistas científicas monitoradas em 2020 = 134

Número de roteiros didáticos publicados em 2020 = 3; Número de livros/atlas publicados em 2020 = 2.

Número de estudantes que foram atendidos em 2020: 712

Número de professores matriculados na Edição do Curso de Especialização 2019/2020 = 22.

Em 2020, não ocorreram aulas presenciais no CDCC para os alunos do Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas.