Responsável: Silvia Aparecida Martins dos Santos

Objetivos

Oferecer subsídios para que os professores ampliem sua visão/percepção/análise e possibilidades de atuação socioambiental sobre seus espaços de trabalho e vivência. Contribuir para a formação socioambiental dos professores em busca da construção de uma escola/sociedade mais sustentável, de forma permanente, articulada e continuada. Contribuir para internalizar a sustentabilidade na gestão escolar.

Metodologia

Aulas dialogadas, discussão de textos e vídeos, elaboração e análise de diagnóstico socioambiental e elaboração e análise de projetos de interação educativa.

Conteúdo Programático

  • Educação ambiental: histórico, tendências e políticas públicas.
  • Espaços e estruturas educadoras.
  • Gestão ambiental e sustentabilidade.
  • Diagnóstico socioambiental participativo e elaboração de projetos.

Bibliografia

BACCI, D. C.; SANTOS, V. M. N. Mapeamento socioambiental como contribuição metodológica à formação de professores e aprendizagem social. Geol. USP, Publ. Espec., São Paulo, v. 6, p. 1-28, Agosto 2013. Disponível em:www.igc.usp.br/geologiausp. Acesso em: 8 de janeiro de 2016.

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