Você está visualizando atualmente Eclipse solar poderá ser visto do Observatório

Eclipse solar poderá ser visto do Observatório

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Geral

Imagens obtidas pelo telescópio refrator Grubb serão projetadas em uma  tela

Na tarde de sábado, dia 14 de outubro de 2023, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC-USP de São Carlos promoverá a observação presencial do eclipse solar parcial.

O início será às 15h36 e se estenderá até por volta das 17h30, quando o Sol se esconde atrás dos prédios que ficam na direção do horizonte oeste do Observatório (onde o Sol se põe). Para atender um maior número de pessoas durante período, as observações serão feitas exclusivamente com o telescópio refrator Grubb (o principal telescópio do Observatório), utilizando o método da projeção em que a imagem do eclipse captada pelo telescópio é projetada numa tela, permitindo a visualização simultânea por várias pessoas.

O atendimento será feito em grupos de 40 pessoas de cada vez. Uma breve explanação sobre a imagem projetada do eclipse será feita, sendo a observação limitada a poucos minutos por grupo. Não haverá observação individualizada com telescópios auxiliares.

O primeiro grupo a ser atendido ficará por um tempo um pouco maior porque o início do eclipse é quase imperceptível, então aguardaremos o avanço da Lua por cerca de 10 minutos para que os participantes do primeiro grupo possam perceber que o eclipse de fato está ocorrendo.

Como participar

A participação na observação é gratuita e se fará mediante distribuição de senhas por ordem de chegada e exclusivamente para quem estiver presente. As senhas serão distribuídas às 14h30 (cerca de uma hora antes do início do eclipse) até o limite máximo de 400 senhas, sendo uma senha por pessoa.

O Observatório Dietrich Schiel fica no Campus Área 1 da USP de São Carlos, acesso para pedestres próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma.

Prioridades no atendimento: as pessoas que são consideradas prioridades no atendimento conforme a lei deverão pegar as senhas no horário da distribuição, às 14h30. Terão direito a um acompanhante, que também receberá senha. Não haverá senhas extras para pessoas com prioridade que chegarem depois do horário inicial. O atendimento às pessoas com prioridade se dará no primeiro ou nos primeiros grupos.

ATENÇÃO: a posse da senha não garante a observação! Dependemos de condições meteorológicas favoráveis. Se o Sol ficar temporariamente encoberto por nuvens, aguardaremos com o grupo presente na cúpula o reaparecimento do Sol. Outros fatores imprevisíveis podem causar atrasos. Portanto, não é possível estabelecer horário de atendimento de cada grupo ao longo do período do eclipse nem garantir que todos os portadores de senha serão atendidos.

Mais sobre o atendimento:

Durante o atendimento na cúpula, não responderemos às questões do grupo para agilizar o atendimento. Dúvidas sobre o fenômeno poderão ser respondidas por membros da equipe na fila de entrada ou no pós-atendimento.

O número de pessoas no prédio estará limitado a dois grupos apenas: um sendo atendido na cúpula do telescópio principal e outro aguardando do lado de fora, junto à cúpula. Os espaços expositivos internos não estarão abertos para visitação e o espaço externo (O Jardim do Céu na Terra) não contará com monitoria guiada. Nossa equipe estará mobilizada apenas para o atendimento ao público que veio observar o eclipse. O Observatório não abrirá para atendimento noturno no dia do eclipse, mas estará funcionando normalmente no dia seguinte, no domingo, 15 de outubro.

Entendendo o eclipse
Um eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra sobre a superfície do nosso planeta. Em algumas localidades do Brasil, o eclipse do dia 14 de outubro será visto como anular, isto é, a Lua não encobre completamente o Sol e a parte não encoberta dele aparece –  no máximo do eclipse –  sob a forma de um anel. Não será o caso para os observadores de São Carlos e região. Por aqui, observaremos o eclipse como parcial e a Lua encobrirá cerca de 42% do disco solar apenas.

Recomendações para participação e segurança:

1) Não observe com óculos escuros, chapas de raios-x, filmes velados  ou materiais semelhantes. Nada disso é seguro!

2) Não use equipamentos para observar ou registrar o eclipse! Além de ser perigoso, pode danificar o seu equipamento.

3) Não será permitida a montagem de equipamentos de observação de terceiros nos espaços ao redor do Observatório. Estamos tomando todos os cuidados para a segurança dos nossos visitantes; organizadores de “eventos paralelos” podem não estar informados sobre as práticas mais seguras de observação.

4) Não use filtro de soldador (mesmo o de nº 14). A observação prolongada com filtros desse tipo pode queimar a retina! Mesmo enquanto a retina está sendo queimada, você não sentirá dor, mas mesmo assim poderão ocorrer lesões irreversíveis. Então, não arrisque  a comprometer a sua visão!

5) Lembre-se: não temos como estabelecer o horário de observação de cada grupo. Quando receber a senha, não se afaste do local (de preferência, nem saia do campus!). Se você chegar e o grupo da sua senha já tiver sido atendido, lamentamos, mas não poderemos mais atendê-lo(a) nesse eclipse. Então, procure ficar próximo(a) e consultar a equipe do Observatório periodicamente sobre o andamento do atendimento.

6) lembre-se de trazer proteção contra os raios solares: chapéu, filtro solar para a pele etc. Enquanto aguarda na fila, e mesmo na cúpula, você estará exposto(a) à radiação solar intensa, especialmente no começo do atendimento.

7) não se esqueça de trazer sua própria garrafa com água. O acesso aos bebedouros e aos sanitários estará limitado aos grupos de observação.

Para mais informações, acesse:

www.facebook.com/cdcccda

www.instagram.com/cdcc.ods